EFICIÊNCIA DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS PULVERIZADOS NA CULTURA DA SOJA (Glycine max L.), NO CONTROLE DA MANCHA PARDA (Septoria glycines) E CRESTAMENTO FOLIAR-MANCHA PÚRPURA DOS GRÃOS (Cercospora kikuchii)

Autores

  • Wilson Ferreira de Oliveira UFG
  • Fernanda Vicente Caetano UFG
  • Emília Matias Dias UFG
  • Ronaldo Gardon Batista UFG
  • Alessandro Ramos Nonato UFG

Palavras-chave:

Soja, Cercospora kikuchii, Septoria glycines

Resumo

Cultura de soja (Glycine max), variedade Crixás, cultivada a campo, naturalmente infectada por Cercospora kikuchii e Septoria glycines, foi pulverizada uma ou duas vezes com diferentes dosagens de produtos fitossanitários. Foram avaliados o nível de infecção nas folhas e sementes, nível de desfolha e rendimento de grãos. Entre os produtos testados, o mais eficiente foi o azoxystrobin, que foi superior ao difeconazole e benomyl, comparando-se à testemunha. Entre os tratamentos com fungicida não houve diferença estatística significante ao nível de 5% de probabilidade, fato este também constatado quando se comparam os tratamentos com fungicida e a testemunha, em relação à produção de grãos.

PALAVRAS-CHAVE: Soja; Cercospora kikuchii; Septoria glycines.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-12-2007

Como Citar

OLIVEIRA, W. F. de; CAETANO, F. V.; DIAS, E. M.; BATISTA, R. G.; NONATO, A. R. EFICIÊNCIA DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS PULVERIZADOS NA CULTURA DA SOJA (Glycine max L.), NO CONTROLE DA MANCHA PARDA (Septoria glycines) E CRESTAMENTO FOLIAR-MANCHA PÚRPURA DOS GRÃOS (Cercospora kikuchii). Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 63–66, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2792. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico