Solubilização de potássio em misturas de verdete e calcário tratadas termoquimicamente

Autores

  • Vanessa Martins Universidade Federal do Piauí (UFPI), Colégio Técnico de Bom Jesus, Bom Jesus, PI, Brasil.
  • Ana Stella Freire Gonçalves Universidade Federal de Lavras (UFLa), Departamento de Ciência do Solo, Lavras, MG, Brasil.
  • Giuliano Marchi Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados), Brasília, DF, Brasil.
  • Luiz Roberto Guimarães Guilherme Universidade Federal de Lavras (UFLa), Departamento de Ciência do Solo, Lavras, MG, Brasil.
  • Éder de Souza Martins Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados), Brasília, DF, Brasil.

Palavras-chave:

Calcinação, solubilização alcalina, fonte alternativa de potássio.

Resumo

O Brasil dispõe de reservas de rochas silicáticas potássicas de baixa solubilidade, sendo necessário o desenvolvimento de alternativas de beneficiamento capazes de aumentar sua solubilidade, para o suprimento da demanda desse nutriente na agricultura. Este estudo objetivou a obtenção de novas rotas tecnológicas para a produção de fontes alternativas de potássio, a partir do verdete. Prepararam-se misturas de verdete com calcário, para as quais foram realizados testes de calcinação e solubilização alcalina. O processo de calcinação seguido de resfriamento à temperatura ambiente proporcionou maior disponibilidade de potássio que os outros métodos empregados. Porém, o aumento na proporção de calcário, em relação ao verdete, ocasionou diminuição na solubilidade do potássio. O tratamento calcário:verdete, na proporção 0:100, calcinado por uma hora a 800ºC e tratado com NH4OH, e na proporção 25:75, submetida à calcinação, liberam, proporcionalmente, maior quantidade de potássio que as misturas não calcinadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Martins, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Colégio Técnico de Bom Jesus, Bom Jesus, PI, Brasil.

Departamento de Ciência do solo, área Química do solo

Downloads

Publicado

12-03-2015

Como Citar

MARTINS, V.; GONÇALVES, A. S. F.; MARCHI, G.; GUILHERME, L. R. G.; MARTINS, Éder de S. Solubilização de potássio em misturas de verdete e calcário tratadas termoquimicamente. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 45, n. 1, p. 66–72, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/27917. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciência do Solo