EFEITO DE DIFERENTES NÍVEIS DE BORO, NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE MATÉRIA ORGÂNICA, NA CULTURA DO REPOLHO (Brassica oleraceae var. capitata)

Autores

  • Iraídes Fernandes Carneiro UFG
  • José Xavier de Almeida Neto UFG
  • Ronaldo Veloso Naves UFG
  • Lázaro José Chaves UFG

Palavras-chave:

Adubação orgânica, boro, Brassica oleraceae var. captata, repolho

Resumo

Com o objetivo de verificar o efeito de diferentes níveis de boro na cultura do repolho, na presença e ausência de matéria orgânica, foi instalado na Escola de Agronomia da UFG um experimento em blocos casualizados, com parcelas subdivididas, com 3 repetições. A cultivar utilizada foi Matsukase. Os tratamentos com boro constaram da aplicação de 0, 20, 40, 80, 160 e 320 kg/ha de Bórax comercial, combinadas com doses de 0 e 75 t/ha de esterco de curral. A adubação orgânica aumentou o diâmetro, a altura e o peso de cabeça, mas as relações peso de cabeça/peso total e diâmetro/altura de cabeça não apresentaram diferenças significativas. A aplicação de boro apresentou respostas significativas, na ausência de adubação orgânica, para peso de cabeça, altura de cabeça e relação peso/diâmetro de cabeça. A produção física máxima foi estimada para uma dosagem de 101 kg/ha de bórax. Na presença de adubação orgânica, não houve efeito significativo da adubação com Bórax sobre a produção do repolho.

PALAVRAS-CHAVE: Adubação orgânica; boro; Brassica oleraceae var. captata; repolho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-12-2007

Como Citar

CARNEIRO, I. F.; ALMEIDA NETO, J. X. de; NAVES, R. V.; CHAVES, L. J. EFEITO DE DIFERENTES NÍVEIS DE BORO, NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE MATÉRIA ORGÂNICA, NA CULTURA DO REPOLHO (Brassica oleraceae var. capitata). Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 1–11, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2731. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico