AVALIAÇÃO DA MELHOR IDADE PARA FENAÇÃO DO CAPIM ANDROPOGON (Andropogon gayanus var. Bisquamulatus cv. Planaltina): COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Autores

  • Beneval Rosa UFG
  • Antônio José Siqueira Borges UFG

Palavras-chave:

Andropogon gayanus, idade de corte, feno, composição química, cutting age, chemical composition hay

Resumo

O presente trabalho foi realizado nas dependências do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás, no município de Goiânia, no período de janeiro a abril de 1986. O objetivo foi determinar a composição química dos fenos do capim andropogon (Andropogon gayanus var. bisquamulatus cv. Planaltina) em diferentes idades de corte (40, 54, 68 e 82 dias) após a uniformização. Para estudar a composição química, adotou-se um delineamento em blocos casualizados, com 5 repetições. Determinou-se os teores médios de proteína bruta, de fibra bruta, de matéria mineral, de cálcio e de fósforo. As informações obtidas, neste trabalho, permitiram concluir que apenas a idade de 82 dias, de rebrota, não permitiu a produção de feno com boa composição química.

PALAVRAS-CHAVE: Andropogon gayanus; idade de corte; feno; composição química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-12-2007

Como Citar

ROSA, B.; BORGES, A. J. S. AVALIAÇÃO DA MELHOR IDADE PARA FENAÇÃO DO CAPIM ANDROPOGON (Andropogon gayanus var. Bisquamulatus cv. Planaltina): COMPOSIÇÃO QUÍMICA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 65–72, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2595. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico