EFEITO DO TRATAMENTO QUÍMICO DE SEMENTES NO CONTROLE DE BRUSONE (Pyricularia oryzae) E MANCHA PARDA (Helminthosporium oryzae) DO ARROZ

Autores

  • Wilson Ferreira de Oliveira UFG
  • Valácia Lemes da Silva UFG
  • Meire Aparecida Damaceno UFG

Resumo

Com o objetivo de controlar brusone (Pyricularia oryzae) e mancha parda (Helminthosporium oryzae) do arroz (Oryza sativa), diferentes fungicidas foram testados, através do tratamento de sementes, a nível de campo em solo de várzea (glei pouco húmico). Os resultados mostraram, preliminarmente e de modo geral, que os fungicidas dichlofluanid e terbuconazole propiciaram aumento no “stand” superiores a 30% quando comparados com o fungicida padrão mancozeb e a testemunha. Com relação ao nível de infecção nas plantas, o terbuconazole foi o que melhores resultados apresentou. E quanto à produção não houve diferença significativa entre os tratamentos. Os tratamentos com o fungicida terbuconazole individualmente ou em mistura com dichlofluanid mostraram-se superiores às testemunhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-11-2007

Como Citar

OLIVEIRA, W. F. de; SILVA, V. L. da; DAMACENO, M. A. EFEITO DO TRATAMENTO QUÍMICO DE SEMENTES NO CONTROLE DE BRUSONE (Pyricularia oryzae) E MANCHA PARDA (Helminthosporium oryzae) DO ARROZ. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 101–106, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2573. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico