COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE MELHORAMENTO DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) PARA O INCREMENTO DA FIXAÇÃO SIMBIÓTICA DE NITROGÊNIO

Autores

  • Pedro Antonio Arraes Pereira
  • Wladimir Braidotti

Palavras-chave:

Nodulação, N-total, produtividade de grãos

Resumo

A produtividade do feijão pode ser melhorada pelo incremento da sua capacidade de fixar nitrogênio através de bactérias do gênero Rhizobium. Este estudo comparou duas metodologias de melhoramento – linhas derivadas de F2 (LDF2) e descendência de uma única semente (SSD), – em um cruzamento entre as cultivares Negro Argel (bom fixador simbiótico de nitrogênio) e Rio Tibagi (baixo potencial simbiótico de nitrogênio), com nitrogênio mineral ou inoculação com Rhizobium. Dezoito famílias foram selecionadas em F4 pelo método LDF2, com base no N total nos grãos, e sessenta sementes foram avançadas até F5 sem seleção, pelo método SSD. As famílias selecionadas em F4 (LDF2) foram superiores para o potencial de fixação de nitrogênio e produção de grãos, em comparação com famílias conduzidas sem seleção (SSD). As famílias F4 selecionadas no tratamento com nitrogênio mineral mostraram uma tendência a responder menos à inoculação, do que as famílias selecionadas no tratamento com Rhizobium. Além disso, as famílias selecionadas no tratamento com Rhizobium mostraram melhores respostas no tratamento com nitrogênio mineral. A mesma tendência foi observada para as famílias que responderam a ambas as fontes de nitrogênio. Neste estudo foi observado que a seleção sob o tratamento com Rhizobium proporciona oportunidade para os melhoristas selecionarem genótipos de feijão com potencial para aumentar afixação de nitrogênio e a produtividade de grãos.

PALAVRA-CHAVE: Nodulação; N-total; produtividade de grãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Antonio Arraes Pereira

Embrapa Arroz e Feijão, C.P. 179, CEP 75375-000 - Santo Antônio de Goiás, GO. E-mail: arraes@cnpaf.embrapa.br.

Downloads

Publicado

28-11-2007

Como Citar

PEREIRA, P. A. A.; BRAIDOTTI, W. COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE MELHORAMENTO DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) PARA O INCREMENTO DA FIXAÇÃO SIMBIÓTICA DE NITROGÊNIO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 31, n. 1, p. 23–27, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2510. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico