CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-HÍDRICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO PERFÉRRICO SUBMETIDO A DOIS SISTEMAS DE MANEJO DO SOLO

Autores

  • Gisele de Macedo e Silva
  • Wilian Henrique Diniz Buso
  • Luiz Fernando Coutinho de Oliveira
  • Jorge Luiz do Nascimento

Palavras-chave:

Solo, plantio direto, retenção de umidade

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a caracterização física e hídrica de um latossolo vermelho perférrico submetido ao sistema de plantio direto e preparo convencional do solo. As amostras desolo foram coletadas no município de Santo Antônio de Goiás (GO), em duas áreas irrigadas sob pivô-central na área experimental da Embrapa Arroz e Feijão. Foram avaliados a textura, a porosidade total, macro e microporosidades, densidade do solo e de partículas, condutividade hidráulica do solo saturado, curva de retenção e umidade na capacidade de campo. A porosidade total, a macro e a microporosidades foram superiores no preparo convencional do solo, na camada de 0 - 0,15 m, quando comparado ao plantio direto. Apesar de a retenção de água no solo ter sido um pouco maior no plantio direto na camada superficial, a disponibilidade de água não foi maior em relação ao manejo convencional.

PALAVRAS-CHAVE: Solo; plantio direto; retenção de umidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele de Macedo e Silva

Mestrandos no Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás. C. P. 131. CEP.- 74 001-970. Goiânia, GO. E-mail: lfco@agro.ufg.br

Downloads

Publicado

26-11-2007

Como Citar

SILVA, G. de M. e; BUSO, W. H. D.; OLIVEIRA, L. F. C. de; NASCIMENTO, J. L. do. CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-HÍDRICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO PERFÉRRICO SUBMETIDO A DOIS SISTEMAS DE MANEJO DO SOLO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 127–131, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2479. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico