CONSUMO VOLUNTÁRIO E DIGESTIBILIDADE APARENTE DO FENO DE Brachiaria decumbens Stapf e Brachiaria ruziziensis Germain & Everard EM DIFERENTES IDADES DE CORTE

Autores

  • Beneval Rosa UFG
  • Gudesteu Porto Rocha ESAL
  • Hélio Louredo da Silva UFG

Resumo

O presente trabalho foi realizado no Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura de Lavras, no período de julho de 1980 a outubro de 1981. O objetivo foi comparar o consumo voluntário e a digestibilidade dos fenos de Brachiaria decumbens Stapf cv. Australiana e Brachiaria ruziziensis Gemam & Everard em três idades de corte (60, 90 e 120 dias). Para o estudo do consumo voluntário e da digestibilidade dos fenos, foram utilizados 12 carneiros mantidos em gaiolas de metabolismo, num experimento dividido em três ensaios, cada um em esquema fatorial 3 x 2, em delineamento inteiramente casualizado, com 2 repetições e no final fez-se uma análise conjunta dos ensaios. Estudou-se o consumo voluntário médio diário de matéria seca, de matéria seca digestível, de proteína digestível e de energia digestível e os coeficientes de digestibilidade aparente da matéria seca, da proteína bruta, da fibra bruta e da emergia bruta. Os resultados obtidos permitiram a seguinte conclusão: a época ideal para se fenar foi entre 60 e 90 dias de idade, em ambas as espécies, nas condições do presente trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-11-2007

Como Citar

ROSA, B.; ROCHA, G. P.; SILVA, H. L. da. CONSUMO VOLUNTÁRIO E DIGESTIBILIDADE APARENTE DO FENO DE Brachiaria decumbens Stapf e Brachiaria ruziziensis Germain & Everard EM DIFERENTES IDADES DE CORTE. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 5–27, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2441. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico