RELAÇÕES DA PRODUÇÃO DE MASSA SECA E AS QUANTIDADES DE NUTRIENTES EXPORTADOS POR Brachiaria brizantha EM SOLOS SOB O MANEJO PELO SISTEMA "BARREIRÃO"

Autores

  • Roberto Toledo de Magalhães
  • Itamar Pereira de Oliveira
  • Huberto José Kliemann

Palavras-chave:

Pastagens tropicais, braquiárias, macro-nutrientes, micronutrientes, sistema Barreirão, cerrado

Resumo

Avaliaram-se as relações da produção de massa seca com a exportação de nutrientes num solo do tipo Latossolo Vermelho Escuro, distrófico, fase Cerrado, de textura franco-argilo-arenosa, em áreas de pastagem provenientes da abertura do cerrado original. Formou-se o pasto aplicando 1,5 t/ha de calcário calcítico e fazendo semeio direto com Brachiaria decumbens. Após dez anos de uso, renovou-se a pastagem através do “Sistema Barreirão”, corrigindo-a com 2,0 t/ha de calcário dolomítico. Numa única operação, semeou-se o arroz e a Brachiara brizantha e procedeu-se à adubação, nas profundidades de 3 a 5 cm e de 8 a 10 cm, respectivamente. Monitoraram-se áreas cujo tempo de implantação do sistema variava de um a seis anos, tendo como referências uma área de mata nativa e outra de dezessete anos de pastejo tradicional. Pelos dados obtidos conclui-se que, para manter a produtividade no sistema, em função dos nutrientes exportados pela pastagem: a) o nitrogênio da matéria orgânica do solo e os níveis de cálcio e magnésio e de fósforo e zinco disponíveis pelo extrator Mehlich-1 no solo são insuficientes a partir do quarto ano; b) o cobre, o ferro e o manganês disponíveis são suficientes por prazos maiores que seis anos; c) quanto à produção de massa seca e à exportação de potássio, não foi possível estabelecer relações coerentes entre ambas.

PALAVRAS-CHAVE: Pastagens tropicais; braquiárias; macro-nutrientes; micronutrientes; sistema Barreirão; cerrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Toledo de Magalhães

Departamento de Zootecnia, Universidade Católica de Goiás. Caixa Postal 86, CEP 74.605-220, Goiânia, GO.

Downloads

Publicado

22-11-2007

Como Citar

MAGALHÃES, R. T. de; OLIVEIRA, I. P. de; KLIEMANN, H. J. RELAÇÕES DA PRODUÇÃO DE MASSA SECA E AS QUANTIDADES DE NUTRIENTES EXPORTADOS POR Brachiaria brizantha EM SOLOS SOB O MANEJO PELO SISTEMA "BARREIRÃO". Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 13–20, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2435. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico