COMPOSIÇÃO NUTRITIVA DE RIZOMAS EM CLONES DE INHAME CULTIVADOS EM DOURADOS-MS

Autores

  • Néstor Antonio Heredia Zárate
  • Maria do Carmo Vieira Vieira

Palavras-chave:

Colocasia esculenta, componentes amídicos, valor nutricional

Resumo

Dois trabalhos de pesquisa foram desenvolvidos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS, em Dourados-MS, entre outubro de 1997 e abril de 1999, para conhecer a composição nutritiva dos componentes amídicos de rizomas-mãe (RM) e rizomas-filho (RF), de plantas de cinco clones de inhame (Japonês, Macaquinho, Branco, Cem/Um e Chinês). As menores porcentagens de umidade na massa fresca nos dois tipos de rizoma foram do clone Chinês. Os teores de resíduo mineral nos rizomas-mãe variaram de 2,71% (Chinês) a 3,61% (Branco) e nos rizomas-filho, 4,68% (Chinês) a 6,71% (Japonês). Os maiores teores de lipídios foram encontrados no inhame Macaquinho (0,44% em RM e 0,62% em RF) e os menores, no clone Chinês (0,32% em RM e 0,25% em RF). Os teores de proteínas foram maiores em RF que em RM. Os teores de amido em RM foram ligeiramente superiores aos de RF. O valor calórico total (VCT) do produto mostrou variações dependentes dos clones e do tipo de rizoma analisado. Pelas porcentagens dos diferentes componentes nutritivos, principalmente de amido, e pelo VCT dos rizomas RM, concluiu-se que rizomas-mãe podem substituir os rizomas-filho.

PALAVRAS-CHAVE: Colocasia esculenta; componentes amídicos; valor nutricional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Néstor Antonio Heredia Zárate

Departamento de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Caixa Postal 533, CEP 79804-970, Dourados-MS. E-mail: nheredia @ceud.ufms.br

Downloads

Publicado

11-11-2007

Como Citar

ZÁRATE, N. A. H.; VIEIRA, M. do C. V. COMPOSIÇÃO NUTRITIVA DE RIZOMAS EM CLONES DE INHAME CULTIVADOS EM DOURADOS-MS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 61–63, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2343. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Nota Científica