SUBSTITUIÇÃO DE FARELO DE SOJA POR SOJA INTEGRAL EM RAÇÕES EXTRUSADAS PARA AQÜICULTURA

Autores

  • Manoel Soares Soares Júnior
  • Márcio Caliari
  • Yoon Kil Chang

Palavras-chave:

Ração, soja, extrusão, dupla rosca, peixe

Resumo

A soja (Glycine max) não é utilizada na sua forma integral, em grãos, pelas empresas produtoras de rações extrusadas para aqüicultura. Este trabalho investigou o efeito das variáveis de extrusão sobre a capacidade de flutuação, perdas por lixiviação na água e dureza das rações, sob níveis de substituição do farelo de soja pela soja integral da ordem de 0%, 48% e 100%. Foram realizados onze tratamentos para cada nível de substituição, usando um extrusor Werner & Pfleiderer ZSK-30, de dupla rosca. Utilizou-se um delineamento fatorial 2x2x2, com mais três repetições no ponto central. As variáveis independentes foram: temperatura de extrusão, velocidade de alimentação e umidade. Usou-se a metodologia de superfície de resposta para avaliar o efeito combinado das variáveis independentes sobre as variáveis-resposta, e a análise de variância para testar a adequação dos modelos. A capacidade de flutuação e as perdas por lixiviação da ração diminuíram com a redução da temperatura de extrusão, aumento da umidade e do nível de substituição do farelo de soja pela soja integral. A dureza da ração aumentou somente com a elevação da umidade e do nível de substituição.

PALAVRAS-CHAVE: Ração; soja; extrusão; dupla rosca; peixe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Soares Soares Júnior

2.Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás, Caixa Postal 131. CEP 74001-970, Goiânia - GO. E-mail: manoel@agro.ufg.br

Downloads

Publicado

11-11-2007

Como Citar

SOARES JÚNIOR, M. S.; CALIARI, M.; CHANG, Y. K. SUBSTITUIÇÃO DE FARELO DE SOJA POR SOJA INTEGRAL EM RAÇÕES EXTRUSADAS PARA AQÜICULTURA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 29–37, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2339. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico