FORMA DE ADIÇÃO AO SOLO DA CAMA-DE-FRANGOS DE CORTE SEMIDECOMPOSTA PARA PRODUÇÃO DE TARO

Autores

  • Néstor Antonio Heredia Zárate
  • Maria do Carmo Vieira
  • Edgard Jardim Rosa Junior
  • Cristiane Gomes da Silva

Palavras-chave:

Colocasia esculenta, inhame, resíduo orgânico, produtividade

Resumo

Um experimento foi conduzido, em Dourados-MS, entre 02/out./1998 e 04/jun./1999, em Latossolo Vermelho distroférrico, de textura argilosa, para avaliar a resposta produtiva de cinco clones e taro (Japonês, Branco, Cem-Um, Macaquinho e Chinês), sob so de 14 t.ha-1 de cama-de-frangos de corte semi-decomposta CFC), adicionadas ao solo no sulco de plantio, incorporada ou em cobertura. Os fatores foram arranjados no delineamento experimental e blocos completos casualizados, como fatorial 5x3, com rês repetições. As mudas utilizadas foram rizomas-filhos. Os limbos, pecíolos, rizomas-mãe (RM) e rizomas-filhos (RF) dos clones Japonês, Cem-Um, Branco e Macaquinho foram colhidos os 210 dias e os do clone Chinês, aos 245 dias. As produções das matérias frescas dos limbos dos cinco clones foram baixas e variaram de 3,0 t.ha-1 (Macaquinho) a 1,2 t.ha-1 (Branco), enquanto as produções de pecíolos e de RM foram altas, com variações de 19,4 t.ha-1 e 17,4 t.ha-1 (Macaquinho) a 4,8 t.ha-1e 7,8 t.ha-1 (Branco), respectivamente. O efeito da interação entre clones e formas de adição ao solo de CFC foi detectado na produção de RM sendo melhor com a incorporação da CFC (20,6 t.ha-1) para o clone Macaquinho. A menor produção de RM (7,8 t.ha-1) e a maior de RF (56,9 t.ha-1) foram do clone Branco. Pelos resultados obtidos para matérias fresca e seca de RM e de RF concluiu-se que as plantas de taro têm capacidade produtiva característica do clone e que a CFC pode ser incorporada no solo.

PALAVRAS-CHAVE: Colocasia esculenta; inhame; resíduo orgânico; produtividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Néstor Antonio Heredia Zárate

Departamento de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Caixa Postal 533, CEP 79804-970, Dourados-MS. E-mail: nheredia @ceud.ufms.br

Downloads

Publicado

10-11-2007

Como Citar

ZÁRATE, N. A. H.; VIEIRA, M. do C.; ROSA JUNIOR, E. J.; SILVA, C. G. da. FORMA DE ADIÇÃO AO SOLO DA CAMA-DE-FRANGOS DE CORTE SEMIDECOMPOSTA PARA PRODUÇÃO DE TARO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 111–117, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2334. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico