DISTRIBUIÇÃO DE FECUNDAÇÕES E NASCIMENTOS, RAZÃO DE SEXOS E INTERVALO ENTRE PARTOS DE UM REBANHO GIR MOCHO, CRIADO EM GOIÁS

Autores

  • Paulo Roberto Costa Ferreira EMATER-GO
  • José César Dias EMATER-GO
  • Romão da Cunha Nunes UFG

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar o comportamento reprodutivo de um rebanho Gir Mocho criado a campo, em regime de cobertura natural, pertencente à Fazenda Tapete Verde, Município de Carmo do Rio Verde, Estado de Goiás. O trabalho mostra o estudo de 488 dados de partos em vacas Gir Mocho, no período de 1973 a 1976. Observou-se que o maior número de nascimento ocorreu de julho a outubro com o pico máximo em agosto. A distribuição dos nascimentos, bem como das fecundações neste período, assemelham-se aos resultados obtidos por CARNEIRO e Cols., TABARELLI NETO et alii, JOCHLE, HUDDER e McCAMLEY e GUSMÃO. O menor número de nascimento ocorreu nos meses de novembro e dezembro e deveu-se à retirada dos touros nos meses de janeiro e fevereiro. Observou-se uma maior proporção de machos, também, nos anos de 1973 a 1976, porém, esta proporção foi estatisticamente significativa apenas em 1974. Os resultados de 192 observações mostraram que a duração média do intervalo entre partos foi de 16,82 +/- 4,82 meses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-11-2007

Como Citar

FERREIRA, P. R. C.; DIAS, J. C.; NUNES, R. da C. DISTRIBUIÇÃO DE FECUNDAÇÕES E NASCIMENTOS, RAZÃO DE SEXOS E INTERVALO ENTRE PARTOS DE UM REBANHO GIR MOCHO, CRIADO EM GOIÁS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 161–172, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2326. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico