PRODUÇÃO E RENDA NO ASSENTAMENTO SANTA TEREZA, MUNICÍPIO DE PORANGATU, GOIÁS

Autores

  • Renato Pinto da Silva Junior
  • José Noronha Ferreira de Noronha

Palavras-chave:

Assentamentos de reforma agrária, produção e renda, análise fatorial

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi estudar o desempenho econômico da agricultura familiar no assentamento Santa Teresa, em Porangatu, ao Norte de Goiás. Os dados foram obtidos por entrevista direta de uma amostra com 45 assentados, no ano agrícola 2001/2002. Análises fatorial e de regressão múltipla foram utilizadas para explicar a rentabilidade dos negócios. A região apresenta baixa precipitação pluviométrica, poucos recursos hídricos e um pequeno mercado para os produtos do assenta-mento. Os produtores receberam financiamentos do governo para investimentos e custeio agrícola, mas não, capacitação e assistência técnica. As principais atividades desenvolvidas são a pecuária leiteira, a suinocultura, a avicultura e a produção de arroz e milho. A pequena quantidade de capital para custeio agrícola induz à adoção de tecnologia intensiva em mão-de-obra e pequena escala de produção (47,9% da área é cultivada) e, como conseqüência, 77,5% da mão-de-obra não é utilizada. Isso explica o baixo nível de produtividade e o alto risco das culturas anuais, embora todas as atividades agrícolas apresentem margem bruta positiva de R$ 2.188,00 por ano. A pecuária de leite foi a única atividade que apresentou renda líquida positiva. E a renda oriunda da aposentadoria representa 65% da renda familiar. As análises fatorial e de regressão indicaram que a eficiência técnica, o uso dos recursos terra e mão-de-obra familiar estão diretamente relacionados à melhor rentabilidade econômica da parcela, enquanto a área com lavouras anuais e o uso da mão-de-obra contratada estão inversamente relacionados com esta rentabilidade.

PALAVRAS-CHAVE: Assentamentos de reforma agrária; produção e renda; análise fatorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Pinto da Silva Junior

Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, UFG. Caixa Postal 131, CEP 74001-970 Goiânia, GO. E-mail: rpinto@agro.ufg.br

Downloads

Publicado

30-10-2007

Como Citar

SILVA JUNIOR, R. P. da; NORONHA, J. . N. F. de. PRODUÇÃO E RENDA NO ASSENTAMENTO SANTA TEREZA, MUNICÍPIO DE PORANGATU, GOIÁS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 35, n. 3, p. 183–190, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2221. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico