EFEITO DE PRODUTOS QUÍMICOS E NATURAIS SOBRE A POPULAÇÃO DE NEMATÓIDE Pratylenchus brachyurus NA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR

Autores

  • Fábia Silva de Oliveira
  • Mara Rúbia da Rocha
  • Américo José dos Santos Reis
  • Valéria de Oliveira Faleiro Machado
  • Rogério Augusto Bremm Soares

Palavras-chave:

Fitonematóides, Azadirachta indica, controle, torta de filtro

Resumo

Com o objetivo de avaliar o efeito de produtos químicos e naturais sobre a população do nematóide Pratylenchus brachyurus, na cultura da cana-de-açúcar (Saccharum sp.), cv. RB 835486, esta pesquisa foi conduzida na Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, GO, e nos campos experimentais da Usina Jalles Machado S/A, em Goianésia, GO. O delineamento experimental foi o de blocos completos casualizados, em esquema fatorial 5 x 2, com cinco repetições. Os dez tratamentos avaliados foram testemunha, abamectina 0,5 L.ha-1, abamectina 1,0 L.ha-1, óleo de nim 2,0 L.ha-1, aldicarb 150G 12 kg.ha-1, todos com e sem aplicação de torta de filtro (30 t.ha-1). Avaliações da população de P. brachyurus foram feitas aos dois, quatro, seis e oito meses após o plantio, além da avaliação de produtividade ao final do primeiro corte. Os tratamentos tiveram efeito significativo aos dois, quatro e seis meses após o plantio, sendo que, somente o produto aldicarb apresentou eficiência, reduzindo a população do nematóide. Abamectina e oléo de nim não apresentaram efeito nematicida consistente, mostrando, algumas vezes populações do nematóide maiores do que a testemunha. Efeito significativo da torta de filtro sobre a redução da população de P. brachyurus apenas foi observado aos seis meses após o plantio, embora em termos de produtividade as parcelas que receberam torta de filtro apresentaram incremento médio de 10 t.ha-1.

PALAVRAS-CHAVE: Fitonematóides; Azadirachta indica; controle; torta de filtro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2007

Como Citar

OLIVEIRA, F. S. de; ROCHA, M. R. da; REIS, A. J. dos S.; MACHADO, V. de O. F.; SOARES, R. A. B. EFEITO DE PRODUTOS QUÍMICOS E NATURAIS SOBRE A POPULAÇÃO DE NEMATÓIDE Pratylenchus brachyurus NA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 35, n. 3, p. 171–178, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2219. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico