Crescimento e produtividade de milho em função da cultura antecessora

Autores

  • Priscila de Oliveira Embrapa Cerrados
  • Adriano Stephan Nascente Embrapa Arroz e Feijão
  • João Kluthcouski Embrapa Arroz e Feijão
  • Tomás de Aquino Portes Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Zea mays L., Phaseolus vulgaris L., Pennisetum glaucum L., Brachiaria brizantha L., sistema plantio direto.

Resumo

O uso de plantas de cobertura, no sistema plantio direto, pode proporcionar melhores condições para o desenvolvimento da cultura do milho, com reflexos positivos na produtividade de grãos. Mediante a técnica de análise de crescimento, objetivou-se, neste trabalho, caracterizar o desempenho agronômico de milho cultivado sobre palhada de feijão comum, Brachiaria brizantha e milheto. O Experimento foi conduzido em solo de Cerrado, em Santo Antônio de Goiás (GO). O delineamento experimental foi o de blocos completos casualizados, com três tratamentos (palhadas de cobertura) e cinco repetições. A velocidade de decomposição da palhada de feijão comum foi maior que a de B. brizantha e milheto. Os maiores valores de acúmulo de matéria seca das folhas, colmos, espigas e total, bem como do índice de área foliar e produtividade de grãos de milho, foram obtidos quando o cultivo ocorreu sobre palhada de feijão comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila de Oliveira, Embrapa Cerrados

Pesquisadora Doutora Embrapa Cerrados

Adriano Stephan Nascente, Embrapa Arroz e Feijão

Eng. Agrônomo, EA/UFG. M.Sc. UnB. Extensionista/ Pesquisador - Emater/ AgênciaRural/ Seagri 1993-2002. Pesquisador - Embrapa Arroz e Feijão 2002 - Atual. Doutorado pela Unesp Botucatu e University of Florida (sanduiche).

João Kluthcouski, Embrapa Arroz e Feijão

Pesquisador Dr. Embrapa Arroz e Feijao

Tomás de Aquino Portes, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Prof. Dr. Universidade Federal de Goias

Downloads

Publicado

17-09-2013

Como Citar

OLIVEIRA, P. de; NASCENTE, A. S.; KLUTHCOUSKI, J.; PORTES, T. de A. Crescimento e produtividade de milho em função da cultura antecessora. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 239–246, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/22077. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal