PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA E CONCENTRAÇÃO DE MACRONUTRIENTES EM Brachiaria decumbens SOB DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO NA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO

Autores

  • Fabíola Gomes de Carvalho
  • Hélio Almeida Burity
  • Valéria Nogueira da Silva
  • Luiz Eduardo de Souza Fernandes da Silva
  • Apolino José Nogueira da Silva

Palavras-chave:

Brachiaria, Calopogonium, argissolo

Resumo

O cultivo de pastagens por longo tempo, sob diferentes sistemas de manejo, pode causar alterações na produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes na parte aérea das plantas. Em experimento conduzido na estação experimental da Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA), no município de Itambé, Estado de Pernambuco, foram estudados os efeitos de diferentes sistemas de manejo com pastagens na produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes da parte aérea das plantas. Os sistemas de manejo consistiram de uma área fertilizada e sob pastagens de Brachiaria decumbens consorciada com Calopogonium mucunoides; uma área fertilizada e cultivada com pastagens de B. decumbens não consorciada; uma área disseminada naturalmente e não fertilizada; e uma área disseminada naturalmente, não fertilizada e com presença de leguminosas nativas do gênero Sesbania. A parte aérea das plantas foi coletada a 0,15 m de altura, para determinação da produção de matéria seca da parte aérea e concentração de N, P, K, Ca e Mg. As áreas fertilizadas com B. decumbens ou com B. decumbens consorciada com C. mucunoides promoveram as maiores concentrações de N, P e K, nas épocas chuvosa e seca, e maior produção de matéria seca da parte aérea das plantas, na época seca, em relação aos outros tratamentos estudados.

PALAVRAS-CHAVE: Brachiaria; Calopogonium; argissolo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-10-2007

Como Citar

CARVALHO, F. G. de; BURITY, H. A.; SILVA, V. N. da; SILVA, L. E. de S. F. da; DA SILVA, A. J. N. PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA E CONCENTRAÇÃO DE MACRONUTRIENTES EM Brachiaria decumbens SOB DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO NA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 101–106, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2145. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico