INFLUÊNCIA DO SOLO E DE SUBSTRATOS PARA PRODUÇÃO DE ESCLERÓDIOS NA GERMINAÇÃO CARPOGÊNICA DE Sclerotinia sclerotiorum

Autores

  • Gesimária Ribeiro Costa
  • Jefferson Luis da Silva Costa

Palavras-chave:

Supressividade, conducividade, Phaseolus vulgaris

Resumo

Com objetivo de encontrar um substrato que forneça uma quantidade suficiente de escleródios do fungo Sclerotinia sclerotiorum e um solo que permitia a sua germinação, utilizouse os substratos arroz em casca e cenoura, para produção de escleródios, e amostras de solo, Latossolo Vermelho-Escuro, com dois históricos de cultivo: um cultivado com feijão sob condições de pivô central e outro não cultivado. Observou-se que ambos substratos foram eficientes para produção dos escleródios, entretanto, os escleródios produzidos em substrato à base de arroz em casca originaram maior número de apotécios quando enterrados nos solos. Houve influência do histórico de solo na germinação carpogênica dos escleródios. O solo não cultivado apresentou características supressivas evidenciadas pelo retardamento do aparecimento de estipes e formação mais lenta dos apotécios, além da redução do número de estipes e apotécios formados, em relação ao solo cultivado.

PALAVRAS-CHAVE: Supressividade; conducividade; Phaseolus vulgaris.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gesimária Ribeiro Costa

Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Fitopatologia, Universidade de Brasília. Campus Universitário Darcy Ribeiro.
Caixa Postal 4457, CEP 70910-900, Brasília, DF. E-mail: gcosta@unb.br

Downloads

Publicado

26-10-2007

Como Citar

COSTA, G. R.; COSTA, J. L. da S. INFLUÊNCIA DO SOLO E DE SUBSTRATOS PARA PRODUÇÃO DE ESCLERÓDIOS NA GERMINAÇÃO CARPOGÊNICA DE Sclerotinia sclerotiorum. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 81–87, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2130. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico