EFEITO DA EMBALAGEM COM SACOS DE POLIETILENO NO COMPORTAMENTO DO AMIDO NA POLPA DE BANANA DO CULTIVAR PRATA (Musa sp.) NO PERÍODO DE CONSERVAÇÃO E MATURAÇÃO

Autores

  • Lincoln F. Zica UFG
  • Walter Brune UFV

Resumo

Neste trabalho estudou-se o comportamento do amido da polpa de banana do cultivar “Prata" (Musa sp.), sob os seguintes tratamentos: Testemunha, sem embalagem; Plástico perfurado; Plástico perfurado, contendo absorvente; Plástico sem perfuração; Plástico, sem perfuração, contendo absorvente. As bananas tratadas, foram acondicionadas em uma câmara com temperatura constante de 22 ± 1°C e umidade relativa de 90 ± 3%. Uma vez por dia era feita a ventilação da câmara. De dois em dois dias, retiravam-se amostras de cada tratamento e faziam-se as análises. Com auxílio das análises estatísticas dos dados obtidos conclui-se que: a. A embalagem com polietileno atrasa o início da queda do amido, mas não impede a sua transformação. b. a percentagem de amido na polpa, permanece constante até que, em dado momento, que varia com os tratamentos, inicia a sua variação. c. O uso de absorvente de etileno dentro da embalagem plástica, sem perfuração, atrasa mais o início da queda do amido, mas não impede que os frutos se tornem imprestáveis para o consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-10-2007

Como Citar

ZICA, L. F.; BRUNE, W. EFEITO DA EMBALAGEM COM SACOS DE POLIETILENO NO COMPORTAMENTO DO AMIDO NA POLPA DE BANANA DO CULTIVAR PRATA (Musa sp.) NO PERÍODO DE CONSERVAÇÃO E MATURAÇÃO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 49–58, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/1939. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico