QUALIDADE DE BISCOITOS FORMULADOS COM DIFERENTES TEORES DE FARINHA DE AMÊNDOA DE BARU (Dipteryx alata Vog.)

Autores

  • Manoel Soares Soares Júnior
  • Márcio Caliari
  • Maria Célia Lopes Torres
  • Rosângela Vera
  • Juliana de Souza Teixeira
  • Lorena Cozac Alves

Palavras-chave:

Biscoitos, avaliação sensorial

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade de biscoitos cookie formulados com diferentes teores de farinha de amêndoa de baru (Dipteryx alata Vog.) em substituição à farinha de trigo e fécula de mandioca. Os critérios de qualidade foram apreferência sensorial, a composição química dos biscoitos e a resistência à quebra por vibração. Observou-se que a formação de partículas finas não diferiu (p > 0,05) entre os tratamentos, variando entre 2,5% no biscoito com 8% de farinha de amêndoa de baru e 3,3% no biscoito com 2% de farinha de amêndoa de baru. Os provadores consideraram os tratamentos com 4% e 8% de farinha de amêndoa de baru com a mesma aparência do tratamento controle (p > 0,05). Em relação ao sabor, os tratamentos não diferiram (p > 0,05) do controle. A textura também não diferiu (p > 0,05) entre os tratamentos. A adição gradual da farinha de amêndoa de baru aos biscoitos elevou os teores de proteínas, lipídeos, ferro, cálcio e fibra e reduziu o teor de carboidratos totais. Conclui-se que a adição de 8% de farinha de amêndoa de baru melhora a qualidade nutricional do biscoito, não interferindo na preferência sensorial dos consumidores e na resistência à quebra por vibração.

PALAVRAS-CHAVE: Biscoitos; avaliação sensorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Soares Soares Júnior

Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás, Caixa Postal 131, CEP 74001-970, Goiânia, GO.
E-mail: manoel@agro.ufg.br;

Downloads

Publicado

16-10-2007

Como Citar

SOARES JÚNIOR, M. S.; CALIARI, M.; TORRES, M. C. L.; VERA, R.; TEIXEIRA, J. de S.; ALVES, L. C. QUALIDADE DE BISCOITOS FORMULADOS COM DIFERENTES TEORES DE FARINHA DE AMÊNDOA DE BARU (Dipteryx alata Vog.). Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 37, n. 1, p. 51–56, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/1869. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico