EFEITO DO ARMAZENAMENTO E DE FITOHORMÔNIOS NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE ARATICUM (Annona crassiflora Mart.)

Autores

  • Tatiely Gomes Bernardes
  • Camila Tavares Estrêla
  • Ronaldo Veloso Naves
  • Cláudia Fabiana Alves Rezende
  • Marcos Antônio Machado Mesquita
  • Larissa Leandro Pires

Palavras-chave:

Frutífera do cerrado, germinação, ácido

Resumo

As sementes de araticum (Annona crassiflora Mart.) apresentam germinação lenta e desuniforme, o que afeta negativamente a sua propagação. O experimento foi conduzido na Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO. Foram utilizadas sementes de araticum provenientes de árvores vegetando em estado natural, no nordeste de Goiás. Aleatoriamente, coletou-se um fruto maduro por árvore, de um total de cinqüenta plantas dispersas na região. Uma coleta foi realizada em março de 1999, cujas sementes foram armazenadas por 365 dias, sendo avaliadas após esta estocagem. Em março de 2000, foi realizada nova coleta em outras cinqüenta plantas, avaliando-se imediatamente as sementes recém-colhidas. Os tratamentos de superação de dormência foram: testemunha, água destilada, ácido giberélico à 1.000 ppm, citocinina à 1.000 ppm, GA3 + BAP à 500 ppm. A semeadura foi realizada em sacos de polietileno preto, contendo areia grossa lavada, terriço de mata e terra de subsolo (3:3:4). O armazenamento das sementes por um ano não proporcionou taxa adequada de germinação em nenhum dos tratamentos. O ácido giberélico à 1.000 ppm é eficiente na superação da dormência em sementes recém-colhidas. As sementes dessa espécie devem ser semeadas logo após a sua extração dos frutos.

PALAVRAS-CHAVE: Frutífera do cerrado; germinação; ácido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiely Gomes Bernardes

Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás (UFG) Caixa Postal 131, CEP 74001-970 Goiânia, GO. E-mail: tatiely@cnpaf.embrapa.br;

Downloads

Publicado

15-10-2007

Como Citar

BERNARDES, T. G.; ESTRÊLA, C. T.; NAVES, R. V.; REZENDE, C. F. A.; MESQUITA, M. A. M.; PIRES, L. L. EFEITO DO ARMAZENAMENTO E DE FITOHORMÔNIOS NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE ARATICUM (Annona crassiflora Mart.). Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 37, n. 3, p. 163–168, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/1856. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico