COEFICIENTE DE CULTURA E RELAÇÕES HÍDRICAS DO CAFEEIRO, CULTIVAR CATUCAÍ, SOB DOIS SISTEMAS DE MANEJO DA IRRIGAÇÃO

Autores

  • Luiz Fernando Coutinho de Oliveira
  • Ruth Zago Oliveira
  • Lucas Bernardes Borges
  • Tiago Roberto Wehr
  • Robson Bonomo

Palavras-chave:

Evapotranspiration, diffusion resistance, leaf water potential

Resumo

Este trabalho teve como objetivo determinar o coeficiente de cultura (kc), a resistência difusiva de vapor de água e o potencial hídrico foliar em cafeeiro, cultivar Catucaí, nas fases de floração e de formação dos grãos, sob dois sistemas de manejo da irrigação. Utilizou-se o balanço de água no solo para se determinar a evapotranspiração do cafeeiro, sendo a evapotranspiração de referência estimada pelo método de Penman-Monteith (FAO-56). Os tempos de aplicação das lâminas de água foram determinados levando-se em consideração dois sistemas de manejo: com base na porcentagem da área molhada (P) e no coeficiente de localização (Kl). Os resultados permitem concluir que o manejo da irrigação empregando o coeficiente de localização proporcionou um aumento do tempo de irrigação e, conseqüentemente, da lâmina de irrigação. Isso elevou os valores dos coeficientes de cultivo, que, em média, atingiu 1,12. Para o sistema de manejo baseado na porcentagem da área molhada, o valor médio do coeficiente de cultivo, no período avaliado, foi de 1,06. Os valores médios da resistência difusiva de vapor de água e os potenciais hídricos foliares foram inferiores quando se adotou o sistema baseado em Kl, que proporcionou aumento da transpiração e, conseqüentemente, do kc.

PALAVRAS-CHAVE: Evapotranspiração; resistência difusiva; potencial hídrico foliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Coutinho de Oliveira

Universidade Federal de Lavras, Departamento de Engenharia / Universidade Federal de Goiás (UFG). E-mail: lfco@pq.cnpq.br

Downloads

Publicado

15-10-2007

Como Citar

OLIVEIRA, L. F. C. de; OLIVEIRA, R. Z.; BORGES, L. B.; WEHR, T. R.; BONOMO, R. COEFICIENTE DE CULTURA E RELAÇÕES HÍDRICAS DO CAFEEIRO, CULTIVAR CATUCAÍ, SOB DOIS SISTEMAS DE MANEJO DA IRRIGAÇÃO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 37, n. 3, p. 154–162, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/1855. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico