Temperaturas de secagem na integridade física, qualidade fisiológica e composição química de sementes de arroz

Autores

  • Nilson Lemos de Menezes Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Leandro Lourenço Pasqualli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ana Paula Piccinin Barbieri Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maquiel Duarte Vidal Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Gerusa Massuquini Conceição Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Oryza sativa L., composição química de sementes, vigor de sementes.

Resumo

A secagem de sementes é uma operação indispensável no processo de produção, porém, a temperatura utilizada pode afetar a qualidade das sementes produzidas. Este trabalho objetivou avaliar o efeito de diferentes temperaturas de secagem na integridade física, qualidade fisiológica e composição química de sementes de arroz irrigado. Formaram-se quatro lotes de cada cultivar, os quais foram secos pelo método estacionário, utilizando-se as seguintes temperaturas: 32ºC, 38ºC, 44ºC e 50ºC. Após os tratamentos de secagem, avaliou-se a integridade física das sementes, por meio do teor de umidade e da percentagem de fissuras. A qualidade fisiológica foi determinada com o auxílio de teste de germinação, primeira contagem, condutividade elétrica, envelhecimento acelerado, teste de frio, comprimento total e fitomassa seca de plântula. A composição química das sementes foi avaliada por meio das frações massa seca, proteína e fibra bruta e extrato etéreo das sementes. As temperaturas de secagem afetaram a qualidade das sementes, e o aumento da temperatura, na secagem (32-50ºC), aumentou, também, a percentagem de fissuras nas sementes de arroz irrigado. As temperaturas de 32ºC e 38ºC, na secagem, permitiram a expressão da qualidade das sementes, enquanto a temperatura de 50ºC reduziu o seu potencial fisiológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Piccinin Barbieri, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Agronomia, Departamento de Fitotecnia, Área de Tecnologia de Sementes e Manejo e nutrição de culturas agrícolas.

Downloads

Publicado

14-12-2012

Como Citar

MENEZES, N. L. de; PASQUALLI, L. L.; BARBIERI, A. P. P.; VIDAL, M. D.; CONCEIÇÃO, G. M. Temperaturas de secagem na integridade física, qualidade fisiológica e composição química de sementes de arroz. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 42, n. 4, p. 430–436, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/18457. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal