DESEMPENHO DE TESTES SOROLÓGICOS PARA SÍFILIS, TREPONÊMICOS (ELISA) E NÃO TREPONÊMICOS (VDRL E RPR), NA TRIAGEM SOROLÓGICA PARA DOADORES DE SANGUE – CONFIRMAÇÃO DOS RESULTADOS POR MEIO DE TRÊS TESTES TREPONÊMICOS (FTA ABS, WB E TPHA)

Autores

  • Amadeo Sáez-Alquézar
  • Denise Albieri
  • Regina Helena Castanho Garrini
  • Waldelania Pereira Marques
  • Elaine Antunes de Lemos
  • Adelson Alves

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v36i3.3173

Resumo

Este estudo constitui uma análise do desempenho do teste sorológico treponêmico ELISA Recombinante Wiener lab. e de seis testes não treponêmicos (Laborclin: VDRL Bras, RPR Brás e RPR TRUST; Wama: VDRL e RPR; Wiener: USR) na triagem sorológica de doadores de sangue. Os resultados  repetidamente reagentes (RR) foram confirmados por meio de três testes treponêmicos: FTA abs (Wama), WB (in house) e TPHA (bioMérieux). Foram analisadas 2.990 amostras de soro. O teste VDRL (USR), utilizado inicialmente na triagem sorológica, apresentou reatividade em 11 (0,4 %) amostras, com títulos variando de 1/1 até 1/32. Nos demais testes não treponêmicos, observou-se reatividade em um número de amostras que variou de 4 a 14, num total de 20 (0,7 %) amostras das 2.990 analisadas. O teste treponêmico ELISA apresentou resultados RR em 42 (1,4 %) das amostras analisadas, entre as quais 8 (0,3 %) se mostraram reagentes a, pelo menos, um teste não treponêmico. Das 42 amostras RR pelo teste ELISA submetidas aos testes confirmatórios de FTA-abs, TPHA e WB, 9 (21,4 %) foram negativas para os três testes, 8 (19,1 %) foram positivas para WB e TPHA e negativas para o FTA-abs e 25 (59,5 %) foram positivas para os três testes. A especificidade do teste ELISA atingiu 99,7%, considerando-se o WB e o TPHA como confirmatórios. As 12 amostras que apresentaram resultados não reagentes no teste ELISA, mas mostraram algum tipo de reatividade para os testes não treponêmicos, tiveram resultado negativo nos testes confirmatórios utilizados. Mesmo que o descarte de bolsas seja maior quando se utiliza teste treponêmico, essa conduta parece ser a mais segura na triagem sorológica de doadores de sangue.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-01-21

Como Citar

SÁEZ-ALQUÉZAR, A.; ALBIERI, D.; CASTANHO GARRINI, R. H.; MARQUES, W. P.; DE LEMOS, E. A.; ALVES, A. DESEMPENHO DE TESTES SOROLÓGICOS PARA SÍFILIS, TREPONÊMICOS (ELISA) E NÃO TREPONÊMICOS (VDRL E RPR), NA TRIAGEM SOROLÓGICA PARA DOADORES DE SANGUE – CONFIRMAÇÃO DOS RESULTADOS POR MEIO DE TRÊS TESTES TREPONÊMICOS (FTA ABS, WB E TPHA). Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 36, n. 3, p. 215–228, 2008. DOI: 10.5216/rpt.v36i3.3173. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/3173. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES