A RE-EMERGÊNCIA DA COQUELUCHE: DA ROTINA DOS ATENDIMENTOS AO IMPERATIVO DA BIOSSEGURANÇA

Autores

  • Flávio Rocha da Silva
  • Marli Brito M. de Albuquerque Navarro
  • Bernardo E. Correa Soares
  • Salvatore Giovanni De-Simone

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v43i1.29370

Palavras-chave:

Coqueluche, biossegurança, unidade de saúde, tuberculose, Rio de Janeiro

Resumo

Dados recentes mostram que, no Brasil, foram notificados, no ano de 2012, 15.428 casos suspeitos de coqueluche, dos quais 4.453 (28,9%) foram confirmados, o que representa um aumento de 97% em relação ao mesmo período de 2011, ano em que foram registrados 2.258 casos da doença. Crianças com menos de 1 ano de idade apresentam taxas de incidência e letalidade mais acentuadas. Este
estudo teve como objetivo identificar a percepção dos profissionais de saúde atuantes nas unidades de saúde do Estado do Rio de Janeiro no atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação de doenças respiratórias, como coqueluche e tuberculose, a adoção das práticas de biossegurança e a existência de programa de capacitação continuada. Buscamos recolher informações referentes à exposição ao risco de contaminação, observando o aspecto subjetivo da percepção do profissional.
Estas informações foram obtidas por meio de questionários aplicados em unidades de atendimento situadas no Estado do Rio de Janeiro. A metodologia aplicada ao estudo privilegiou o aspecto qualitativo por ser mais adequado às análises de percepção, nas quais o aspecto subjetivo adquire relevância. Os resultados demonstraram que o aprimoramento profissional nas unidades de saúde por meio de investimento em programa de capacitação continuada nas temáticas biossegurança e doenças respiratórias, como coqueluche e tuberculose, é fundamental para reverter a situação encontrada nesta pesquisa, bem como o maior investimento em infraestrutura nas unidades de saúde, especialmente nas unidades municipais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-04-09

Como Citar

SILVA, F. R. da; NAVARRO, M. B. M. de A.; SOARES, B. E. C.; DE-SIMONE, S. G. A RE-EMERGÊNCIA DA COQUELUCHE: DA ROTINA DOS ATENDIMENTOS AO IMPERATIVO DA BIOSSEGURANÇA. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 39–47, 2014. DOI: 10.5216/rpt.v43i1.29370. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/29370. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES