v. 36 n. 1 (2011): Políticas e Gestão da Educação Superior

					Visualizar v. 36 n. 1 (2011): Políticas e Gestão da Educação Superior
Publicado: 2011-07-15

Expediente

  • EXPEDIENTE E FICHA CATALOGRÁFICA

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15048

Dossiê

  • ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: INCERTEZAS E CONTRADIÇÕES

    Belmiro Gil Cabrito
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15747
  • O PAPEL DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (FNDCT) E DOS FUNDOS SETORIAIS NO CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO BRASIL

    Catarina de Almeida Santos, Karine Nunes de Moraes, Jandernaide Resende Lemos, Ana Maria Netto Machado
    25-44
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15025
  • POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO GOVERNO DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (2003-2008): DIFERENTES SENTIDOS DO DISCURSO DE INCLUSÃO

    Carina Elisabeth Maciel
    45-62
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15027
  • TRABALHO DOCENTE NA ANPED: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

    Sueli de Fatima Ourique de Avila, Carla Vaz dos Santos Ribeiro, Denise Bessa Leda
    63-80
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15028
  • POLÍTICAS DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL PÓS-LDB/96 – DESAFIOS PARA A AVALIAÇÃO

    Maria das Graças Medeiros Tavares, Stela Maria Meneghel, Fabiane Robl, Gladys Beatriz Barreyro, José Carlos Rothen, José Vieira de Sousa
    81-100
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15029
  • POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: UM BALANÇO CRÍTICO DA PRODUÇÃO ESCRITA NO PERÍODO DE 1996 A 2009

    Vera Lúcia Jacob Chaves, André Rodrigues Guimarães, Nabiha Haddad Simões Machado
    101-118
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15032
  • A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL PÓS LDB/96: ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL E ACADÊMICA

    Marilia Costa Morosini, Maria Estela Dal Pai Franco, Stella Cecilia Duarte Segenreich
    119-140
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15034
  • AS CONFIGURAÇÕES DAS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS REFORMAS DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

    Ana Maria Silva, Giselle Cristina Martins Real
    141-158
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15033
  • AS FUNDAÇÕES DE APOIO ÀS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: EFEITOS DA REFORMA DO ESTADO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

    Fernando Henrique Protetti, José Vaidergorn
    159-178
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15035

Artigos

  • SOLIDARIEDADE E EDUCAÇÃO NO PROJETO AMIGOS DA ESCOLA: A ÓPTICA DAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS

    Alexandre Shigunov Neto, Lizete Shizue Bomura Maciel
    179-200
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15036
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS TENDÊNCIAS PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

    Juliana Guimarães Faria, Mirza Seabra Toschi
    201-224
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15037
  • OS LIMITES CULTURAIS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM UM CONTEXTO TRADICIONAL

    Luís Gustavo Alexandre Silva
    225-244
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15038

Artigos vencedores do Concurso Anped/Secad (Edital n. 01/2010)

  • DIVERSIDADE: CONCEITOS E PRÁTICAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO, GESTÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS

    Fernando José Martins
    245-262
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15039
  • EXPECTATIVAS DE JOVENS CAMPONESES NA UNIVERSIDADE: OS DESAFIOS DE UMA FORMAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOR

    Maria Amália de Almeida Cunha
    263-284
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15040
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: ARTICULAÇÕES QUE APONTAM PARA OUTRAS DINÂMICAS PEDAGÓGICAS E POTENCIALIZAM TRANSFORMAÇÕES DA REALIDADE

    Maria Helena Silveira Bonilla, Adriane Lizbehd Halmann
    285-308
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15041
  • AS REPERCUSSÕES MIDIÁTICAS SOBRE A LEI 10.639/03 EM SALVADOR-BA: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES NA PRÁXIS PEDAGÓGICA

    Anália de Jesus Moreira
    309-326
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15042

Resenhas

Documentos

  • PROJETO DE LEI N.º 8.035/2010. PNE

    Poder Executivo
    337-356
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15046

Teses e Dissertações

  • PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FE–UFG

    357-364
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15047