OS PROFESSORES E O MEDO DA MÍDIA

Autores

  • Cláudio Márcio Magalhães Centro Universitário UNA
  • Wânia Maria de Araújo Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28753

Palavras-chave:

Comunicação, Medo, Professores, TIC

Resumo

A mídia não só oferece representações do medo. Para alguns grupos sociais, ela é a fonte do medo. É o que acontece com os professores que, tendo a concorrência da mídia e dos novos aparatos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula e extra-classe, se sentem acuados, reagindo emocionalmente a uma aparente perda de espaço. O artigo pretende elucidar algumas possíveis origens destes medos e, através da informação e da quebra de preconceitos, iluminar os possíveis caminhos a serem seguidos para reverter a sensação de medo diante das novas tecnologias em sala de aula. A pouca informação sobre o próprio conceito do medo, a divisão artificial entre os campos da comunicação e educação, a má formação dos professores e o dilema da mudança de identidade deste mestre são alguns dos fantasmas que assombram o docente e encará-los torna-se a principal estratégia para combatê-los

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Márcio Magalhães, Centro Universitário UNA

Doutor em Educação e professor/orientador do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e do Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário Una. Autor de Os programas infantis na TV: teoria e prática para entender a televisão feita para as crianças. Ed. Autêntica, 2007

Wânia Maria de Araújo, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e Centro Universitário UNA

Doutora em Ciências Sociais e professora/orientadora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e do Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário Una e professora da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

MAGALHÃES, C. M.; ARAÚJO, W. M. de. OS PROFESSORES E O MEDO DA MÍDIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 3, p. 575–592, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i3.28753. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28753. Acesso em: 20 abr. 2024.