REPRESENTAÇÕES DE ENERGIA QUE CIRCULAM NA MÍDIA E SUA NATUREZA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Carmen Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Auxiliadora Delgado Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Gouvêa Guaracira Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i1.28680

Palavras-chave:

ensino de ciências, significações de energia, dispositivos midiáticos, discursos.

Resumo

Discutimos os diferentes modos de significação da palavra energia, presente nas discusividades de diferentes espaços de circulação dos sujeitos, comparando ao seu contexto de produção na física. Focalizamos o uso do termo energia em algumas propagandas de grande circulação na mídia. A partir de nossas argumentações entendemos que as representações de energia, construídas segundo o objetivo de propaganda, ao circularem na mídia constituem um conjunto de memórias que os sujeitos comuns compartilham por estarem expostos às mesmas mensagens midiáticas. O modo abstrato de pensar o conceito no campo científico defronta-se com perspectivas que se apoiam em associações cotidianas, exigindo um movimento de construção de conhecimento que agrega à energia outros tantos conceitos abstratos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunto II do Departamento de Ciências Sociais/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação.

Maria Auxiliadora Delgado Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunto II do Departamento de Ciências/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação.

Gouvêa Guaracira Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Didática/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação. Pesquisador 2 - CNPq.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Como Citar

OLIVEIRA, C.; MACHADO, M. A. D.; SOUZA, G. G. REPRESENTAÇÕES DE ENERGIA QUE CIRCULAM NA MÍDIA E SUA NATUREZA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 1, p. 149–169, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i1.28680. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28680. Acesso em: 28 mar. 2024.