FORMAÇÃO SUPERIOR EM DANÇA NO BRASIL: PANORAMA HISTÓRICO-CRÍTICO DA CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO DE SABER

Autores

  • Marcelo de Andrade Pereira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, Brasil
  • João Batista Lima de Souza Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.26443

Palavras-chave:

ensino da arte, dança, formação superior, epistemologia.

Resumo

Este artigo apresenta um panorama histórico-crítico da constituição da dança como um campo de saber acadêmico no Brasil. Analisa as injunções entre arte, história e educação na formação superior em dança no país. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica.

 

Title: Academic Training/Teaching in Dance in Brazil: overview of a field of knowledge

Abstract: The following article presents an overview of constitution of dance as a field of academic knowledge in Brazil, from a historical and critical point of view. Analyzes the relationship between art, history and education in the education of dance in Brazil. It consists in a documental and bibliographical research.

Keywords: art education, dance, higher education, epistemology

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Andrade Pereira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, Brasil

Professor adjunto III do Departamento de Fundamentos da educação da UFSM; Mestre em Filosofia, UFRGS; Mestre e Doutor em Educação, UFRGS; Editor Associado da Revista Brasileira de Estudos da Presença; Coordenador do FLOEMA - Núcleo de estudos em estética e educação, da UFSM; Membro do GETEPE - Grupo de estudos em educação, teatro e performance, UFRGGS. Vice coordenador do GT 24 - Educação e Artes, da ANPEd.

João Batista Lima de Souza, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduado em Educação Física, UPF; Mestre em educação, UFSM; Doutorando em Educação, UFSM; Membro do FLOEMA - Núcleo de estudos em estética e educação, UFSM

Downloads

Publicado

2014-04-19

Como Citar

PEREIRA, M. de A.; SOUZA, J. B. L. de. FORMAÇÃO SUPERIOR EM DANÇA NO BRASIL: PANORAMA HISTÓRICO-CRÍTICO DA CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO DE SABER. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 19–38, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i1.26443. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26443. Acesso em: 29 mar. 2024.