Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®): uma revisão de literatura

Autores

  • Marcia Regina Cubas Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Sandra Honorato da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Mariângela Rosso Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i1.9536

Palavras-chave:

Classificação, Vocabulário Controlado, Literatura de Revisão como Assunto, Enfermagem, Conselho Internacional de Enfermagem.

Resumo

Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) vem se consolidando mundialmente como uma tendência para a padronização da comunicação e da troca de informações entre os enfermeiros, visando à representação da prática de enfermagem nos Sistemas de Informação em Saúde. Esta revisão narrativa tem por objetivo percorrer a trajetória histórica e descrever a evolução dos conceitos nas diversas versões da CIPE®. Contempla uma abordagem do surgimento da CIPE® e dos elementos constituintes de cada uma das publicações, desde a CIPE® versão Alfa (1996) até a versão 2 (2009). As mudanças ocorridas recaíram, entre outras, na apresentação dos termos nos modelos multiaxiais, que evoluíram de dois Modelos de oito (8) eixos para um Modelo de sete (7) eixos, que responde as exigências da composição dos elementos básicos a que se destina e, ao mesmo tempo, minimiza a complexidade sem perda de consistência, fator este que poderá estimular os enfermeiros para sua efetiva utilização. O artigo é uma contribuição no sentido de aproximar enfermeiros e acadêmicos a este conhecimento, favorecendo a incorporação da CIPE® ao Processo de Enfermagem e possibilitando a visibilidade das práticas de Enfermagem ao universo da informação.

Descritores: Classificação; Vocabulário Controlado; Literatura de Revisão como Assunto; Enfermagem; Conselho Internacional de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Regina Cubas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Curitiba, PR.

Sandra Honorato da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da PUC/PR. Curitiba, PR.

Mariângela Rosso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da PUC/PR. Curitiba, PR.

Downloads

Publicado

09/04/2010

Como Citar

1.
Cubas MR, Silva SH da, Rosso M. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®): uma revisão de literatura. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 9º de abril de 2010 [citado 29º de março de 2024];12(1). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/9536

Edição

Seção

Artigo de Revisão