Nascedouro do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Década de 1970)

Autores

  • Maria Lígia dos Reis Bellaguarda Faculdade Estácio de Sá Santa Catarina
  • Maria Itayra Padilha Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Enfermagem
  • André de Faria Pereira Neto Fundação Oswaldo Cruz
  • Miriam Susskind Borenstein Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i2.29043

Palavras-chave:

Enfermagem, História, Conselhos de Especialidade Profissional

Resumo

Estudo cujo objetivo foi analisar as circunstâncias de criação e instalação do Conselho Regional de Enfermagem em Santa Catarina. Pesquisa qualitativa, de cunho sócio-histórico, que utilizou análise de conteúdo para tratamento dos dados, emergindo duas categorias: O movimento para a criação do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina e Conjunturas de criação e instalação do Conselho Regional de Santa Catarina em 1975. A implantação do Conselho Profissional de Enfermagem seguiu as transformações sócio-históricas e políticas do trabalho em saúde no Brasil. As Lideranças da Associação Brasileira de Enfermagem atuaram garantindo certa autonomia profissional e poder sobre o seu trabalho, mesmo diante da fragilidade de entendimento da finalidade do órgão fiscalizador do fazer enfermagem pelos membros. O estudo possibilitou a compreensão dos nexos de influência do Conselho sobre a Enfermagem, institucionalizando a profissão com o registro de profissionais, regulamentando e disciplinando o exercício da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lígia dos Reis Bellaguarda, Faculdade Estácio de Sá Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora da Faculdade Estácio de Sá Santa Catarina. São José, SC, Brasil. E-mail: bellaguardaml@gmail.com.

Maria Itayra Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Associado do Departamento de Enfermagem (NFR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: padilha@nfr.ufsc.br.

André de Faria Pereira Neto, Fundação Oswaldo Cruz

Historiador, Doutor em Saúde Coletiva. Professor Titular da Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: apereira@fiocruz.br.

Miriam Susskind Borenstein, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do NFR/UFSC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: miriam@nfr.ufsc.br.

Publicado

30/06/2015

Como Citar

1.
Bellaguarda ML dos R, Padilha MI, Pereira Neto A de F, Borenstein MS. Nascedouro do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Década de 1970). Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2015 [citado 29º de março de 2024];17(2):350-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/29043

Edição

Seção

Artigo Original