Validação de conteúdo de instrumento sobre a habilidade em sondagem nasogástrica

Autores

  • Rosana Kelly da Silva Medeiros Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, Estatégia Saúde da Família
  • Marcos Antonio Ferreira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gilson de Vasconcelos Torres Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Allyne Fortes Vitor Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Viviane Euzébia Pereira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Elizabeth Barichello Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i2.28820

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Intubação Gastrointestinal, Estudos de Validação

Resumo

Objetivou-se realizar a validação de conteúdo de um instrumento sobre a habilidade em sondagem nasogástrica com base no modelo de validação de conteúdo de Pasquali. Trata-se de estudo metodológico desenvolvido com 23 enfermeiros docentes de instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Norte, por meio da aplicação do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e do índice Kappa. Na avaliação geral, o instrumento obteve IVC com valores acima de 0,75, IVC total de 0,95 e Kappa total de 0,91. No entanto, algumas alterações foram realizadas e se concentraram nos requisitos sequência instrucional dos tópicos, clareza e vocabulário. Desse modo, o instrumento apresentou confiabilidade e fidedignidade para observar a qualidade da assistência de enfermagem e pode ser utilizado por serviços de saúde e instituições formadoras para avaliar a habilidade dos profissionais e alunos de graduação, no entanto exige outras fases para uma validação de conteúdo mais precisa e específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Kelly da Silva Medeiros, Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, Estatégia Saúde da Família

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira da Estatégia Saúde da Família da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante. São Gonçalo do Amarante, RN, Brasil. E-mail: rosana_kelly@hotmail.com.

Marcos Antonio Ferreira Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro, Doutor em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, RN, Brasil. E-mail: marcos_nurse@hotmail.com.

Gilson de Vasconcelos Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem Fundamental. Professor Titular da UFRN. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. E-mail: gvt@ufrnet.br.

Allyne Fortes Vitor, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da UFRN. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. E-mail: allynefortes@yahoo.com.br.

Viviane Euzébia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da UFRN. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. E-mail: vivianeepsantos@gmail.com.

Elizabeth Barichello, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: lizabaric@gmail.com.

Publicado

30/06/2015

Como Citar

1.
Medeiros RK da S, Ferreira Júnior MA, Torres G de V, Vitor AF, Santos VEP, Barichello E. Validação de conteúdo de instrumento sobre a habilidade em sondagem nasogástrica. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2015 [citado 29º de março de 2024];17(2):278-89. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/28820

Edição

Seção

Artigo Original