Análise do preenchimento dos dados de imunização da caderneta de saúde da criança

Autores

  • Simone Mourão Abud Centro Universitário de Várzea Grande
  • Maria Aparecida Munhoz Gaíva Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.24254

Palavras-chave:

Saúde da Criança, Enfermagem Pediátrica, Atenção Primária à Saúde, Imunização

Resumo

O objetivo foi analisar o preenchimento dos dados de imunização da caderneta de saúde das crianças menores de um ano. Estudo descritivo, transversal, realizado nas unidades de saúde da família em Cuiabá/MT, com 950 cadernetas, cujos dados foram coletados na segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite de 2011. Das 950 cadernetas, 60,3% (573) estavam com o esquema vacinal completo e 39,7% (377) apresentavam algum atraso vacinal. Não houve associação entre as variáveis maternas e o esquema vacinal. Notou-se um preenchimento acima de 92% para as informações, como data da vacinação, número do lote e assinatura do profissional, e 98,7% (938) das cadernetas continham o agendamento das próximas doses de vacina. O estudo demonstrou que, embora a maioria das cadernetas estivesse com a situação vacinal em dia, o índice de atraso é preocupante, já que se trata das vacinas obrigatórias para o primeiro ano de vida.

Descritores: Saúde da Criança; Enfermagem Pediátrica; Atenção Primária à Saúde; Imunização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Mourão Abud, Centro Universitário de Várzea Grande

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Docente do Centro Universitário de Várzea Grande. Várzea Grande, Mato Grosso, Brasil. E-mail: simoneabud@yahoo.com.br.

Maria Aparecida Munhoz Gaíva, Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora do CNPq. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. E-mail: mamgaiva@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

31/03/2014

Como Citar

1.
Abud SM, Gaíva MAM. Análise do preenchimento dos dados de imunização da caderneta de saúde da criança. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 25º de abril de 2024];16(1):61-7. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/24254

Edição

Seção

Artigo Original