Impacto da insuficiência renal crônica na qualidade de vida de crianças e adolescentes: revisão integrativa

Autores

  • Isabella Schroeder Abreu Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Claudia Benedita dos Santos Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i4.22831

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Insuficiência Renal Crônica, Criança, Adolescente

Resumo

Pesquisas envolvendo mensuração do impacto da condição crônica sobre dimensões da qualidade de vida de crianças e adolescentes vêm aumentando de forma considerável. O objetivo desta revisão integrativa foi identificar, na literatura, aspectos emocionais, físicos e sociais relacionados à doença e seu tratamento, impactantes na qualidade de vida de crianças e adolescentes com insuficiência renal crônica, no período de 2000 a 2013. A identificação desses aspectos pode contribuir para a construção de instrumentos específicos válidos e fidedignos. Para seleção dos artigos, foram utilizadas bases de dados LILACS, SCOPUS e PUBMED. A amostra foi constituída de 17 artigos, descritos segundo objetivos, delineamento, método, resultados e nível de evidência científica. Resultados evidenciaram que ainda é difícil definição adequada da representação dos domínios e dimensões da qualidade de vida impactados pela condição crônica, relevantes para esse grupo, já identificados de forma consensual entre adultos.

doi: 10.5216/ree.v16i4.22831.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Schroeder Abreu, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Assistente da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Guarapuava, PR, Brasil. E-mail: i_enf@yahoo.com.br.

Claudia Benedita dos Santos, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Matemática, Doutora em Estatística e Experimentação Agronômica. Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: cbsantos@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

31/12/2014

Como Citar

1.
Abreu IS, Santos CB dos. Impacto da insuficiência renal crônica na qualidade de vida de crianças e adolescentes: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2014 [citado 19º de abril de 2024];16(4):833-41. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/22831

Edição

Seção

Artigo de Revisão