Vulnerabilidades na infância: experiências maternas no cuidado à saúde da criança

Autores

  • Débora Falleiros de Mello Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Leticia Pancieri
  • Monika Wernet Universidade Federal de São Carlos
  • Raquel Dully Andrade Fundação de Ensino Superior de Passos
  • Jaqueline Silva Santos
  • Marta Angélica Iossi Silva Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.21134

Palavras-chave:

Criança, Vulnerabilidade a Desastres, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem Pediátrica.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as vulnerabilidades na infância na perspectiva materna frente ao cuidado à saúde de crianças menores de um ano no contexto da atenção primária à saúde. Estudo exploratório, qualitativo, fundamentado no quadro conceitual da vulnerabilidade. Dezesseis mulheres foram entrevistadas e os resultados apontam aspectos sobre vulnerabilidades sociais, necessidades de saúde e lacunas no apoio e rede social para o cuidado cotidiano de crianças. A escolaridade, renda familiar, trabalho e vaga em creche contribuem para os cuidados de saúde e garantia dos direitos da criança. Em contraponto, a interrupção dos estudos, maternidade na adolescência, pouca oportunidade de emprego, uso de drogas e incipiências na rede de apoio social são apontadas como de vulnerabilidade. A análise das vulnerabilidades na perspectiva materna permitiu refletir limites para o cuidado da criança, com desdobramentos para a integralidade e promoção de saúde neste contexto.

Descritores: Criança; Vulnerabilidade a Desastres; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Pediátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Falleiros de Mello, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: defmello@eerp.usp.br.

Leticia Pancieri

Enfermeira. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: lepancieri@yahoo.com.br.

Monika Wernet, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil. E-mail: monika.wernet@gmail.com.

Raquel Dully Andrade, Fundação de Ensino Superior de Passos

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Fundação de Ensino Superior de Passos. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. E-mail: radully@gmail.com.

Jaqueline Silva Santos

Enfermeira. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. E-mail: jaque_fesp@hotmail.com.

Marta Angélica Iossi Silva, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: maiossi@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

31/03/2014

Como Citar

1.
Mello DF de, Pancieri L, Wernet M, Andrade RD, Santos JS, Silva MAI. Vulnerabilidades na infância: experiências maternas no cuidado à saúde da criança. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 25º de abril de 2024];16(1):52-60. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/21134

Edição

Seção

Artigo Original