A sobrecarga de cuidadores de pacientes com esquizofrenia: uma revisão integrativa da literatura

Autores

  • Nayara Fernanda Hansen Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Kelly Graziani Giacchero Vedana Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Adriana Inocente Miasso Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Ana Carolina Guidorizzi Zanetti Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.20965

Palavras-chave:

Cuidadores, Esquizofrenia, Enfermagem Psiquiátrica

Resumo

Foi realizada uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de identificar as evidências disponíveis na produção científica nacional e internacional sobre os motivos responsáveis pela ocorrência da sobrecarga em cuidadores de pacientes com esquizofrenia. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados Pubmed, LILACS e CINAHL, por meio do cruzamento dos descritores sobrecarga/burden, família/family e esquizofrenia/schizophrenia. Foram encontradas 14 publicações que atenderam aos critérios de seleção. Os resultados mostraram que os motivos para a ocorrência da sobrecarga estão associados à sintomatologia da esquizofrenia, ausência de apoio social, preocupações com o futuro, alterações na vida social, cuidados diários, fase inicial da esquizofrenia, mudanças na rotina, preconceito, fatores sociodemográficos e fatores socioeconômicos, como as dificuldades financeiras. Esses achados contribuem para o embasamento da implantação de intervenções efetivas direcionadas aos cuidadores, com vistas à diminuição da sobrecarga ocasionada pela esquizofrenia e melhora do prognóstico do paciente.

Descritores: Cuidadores; Esquizofrenia; Enfermagem Psiquiátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Fernanda Hansen, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Discente do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: nayara.hansen@usp.br.

Kelly Graziani Giacchero Vedana, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: kellygiacchero@eerp.usp.br.

Adriana Inocente Miasso, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: amiassso@eerp.usp.br.

Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Associada da EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: nane@eerp.usp.br.

Ana Carolina Guidorizzi Zanetti, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: carolzan@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

31/03/2014

Como Citar

1.
Hansen NF, Vedana KGG, Miasso AI, Donato EC da SG, Zanetti ACG. A sobrecarga de cuidadores de pacientes com esquizofrenia: uma revisão integrativa da literatura. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 28º de março de 2024];16(1):220-7. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/20965

Edição

Seção

Artigo de Revisão