Significados e sentidos da identidade musical de pacientes e familiares sob cuidados paliativos oncológicos

Autores

  • Vladimir Araujo de Silva
  • Neide Aparecida Titonelli Alvim Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.20696

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Enfermagem Oncológica, Música, Musicoterapia, Cuidados Paliativos

Resumo

Pesquisa fenomenológica estruturada no referencial teórico-filosófico heideggeriano, que objetivou desvelar os significados e sentidos da identidade musical de pacientes e familiares sob cuidados paliativos oncológicos. Foram entrevistados, individualmente, 12 usuários (sete pacientes e cinco familiares) hospedados na casa de apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maringá, que integraram oito encontros musicais realizados nos meses de janeiro e fevereiro de 2011. Apreendi que a identidade musical dos seres evidenciados reporta-se aos estilos musicais religioso e sertanejo, que os seus significados e sentidos estão atrelados à sua espiritualidade e aos eventos significativos de sua historicidade, e que o seu estado de espírito/humor e a reflexão intermediada pelas músicas podem influenciar a sua escolha musical. Evidencio a necessidade de se considerar a identidade musical e a autonomização na escolha musical, que traz consigo aspectos existenciais, sociais, culturais, espirituais e familiares, como elementos qualificadores do cuidado de Enfermagem em cuidados paliativos.

Descritores: Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Oncológica; Música; Musicoterapia; Cuidados Paliativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir Araujo de Silva

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Maringá, Paraná, Brasil. E-mail: vladimir_araujo_silva@hotmail.com.

Neide Aparecida Titonelli Alvim, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: titonelli@globo.com.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Associada do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil. E-mail: ssmarcon@uem.br.

Downloads

Publicado

31/03/2014

Como Citar

1.
Silva VA de, Alvim NAT, Marcon SS. Significados e sentidos da identidade musical de pacientes e familiares sob cuidados paliativos oncológicos. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 29º de março de 2024];16(1):132-41. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/20696

Edição

Seção

Artigo Original