Diagnósticos de enfermagem do domínio Nutrição identificados em idosos da comunidade

Autores

  • Jorge Wilker Bezerra Clares Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Célia de Freitas Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i4.20513

Palavras-chave:

Idoso, Diagnóstico de Enfermagem, Nutrição do Idoso, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem

Resumo

Estudo descritivo que objetivou identificar diagnósticos de enfermagem do domínio Nutrição, da Taxonomia II da NANDA-I, em idosos acompanhados no âmbito da atenção primária à saúde em Fortaleza, Ceará, Brasil. Participaram 52 sujeitos selecionados intencionalmente. Os dados foram coletados no domicílio do idoso em maio e junho de 2011 mediante aplicação de um histórico de enfermagem, segundo referencial teórico de Henderson. Para estabelecimento dos diagnósticos de enfermagem seguiu-se as etapas propostas por Risner. Foram identificados nove diagnósticos de enfermagem dentre os 14 previstos no domínio Nutrição, destacando-se: Risco de desequilíbrio eletrolítico (50%), Risco de volume de líquidos deficiente (50%) e Nutrição desequilibrada: menos do que as necessidades corporais (32,7%). Esses diagnósticos poderão subsidiar ações de saúde/enfermagem com foco na nutrição do idoso com vistas ao atendimento das reais necessidades desse grupo, numa perspectiva integral e resolutiva.

Descritores: Idoso; Diagnóstico de Enfermagem; Nutrição do Idoso; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Wilker Bezerra Clares, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeiro. Discente do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, nível Mestrado, Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: jorgewilker_clares@yahoo.com.br.

Maria Célia de Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da UECE. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: celfrei@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2013

Como Citar

1.
Clares JWB, Freitas MC de. Diagnósticos de enfermagem do domínio Nutrição identificados em idosos da comunidade. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2013 [citado 28º de março de 2024];15(4):940-7. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/20513

Edição

Seção

Artigo Original