Atenção a usuários de álcool e outras drogas e os limites da composição de redes

Autores

  • Laura Ferreira Cortes Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlene Gomes Terra Universidade Federal de Santa Maria
  • Fábio Becker Pires Universidade Federal de Santa Maria
  • Juliane Heinrich Universidade Federal de Santa Maria
  • Katiusci Lehnhard Machado
  • Teresinha Heck Weiller Universidade Federal de Santa Maria
  • Stela Maris de Mello Padoin Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.20279

Palavras-chave:

Saúde Mental, Atenção Primária à Saúde, Assistência à Saúde, Cuidados de Enfermagem, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias

Resumo

Pesquisa qualitativa objetivou compreender como se articulam os serviços de saúde mental, álcool e outras drogas a partir da compreensão de profissionais de saúde. Foi desenvolvido grupo focal com 10 profissionais de Estratégia de Saúde da Família em 2011. Na análise de conteúdo temática compreendeu-se que a desarticulação dos serviços de saúde mental é um fator limitante à composição da rede de atenção, bem como ao acesso aos serviços pelos usuários. As barreiras para o acesso são determinadas pela dificuldade de acolhimento nos serviços de saúde e reprodução do modelo hegemônico, que prioriza os encaminhamentos aos serviços especializados.  A insuficiente qualificação para o trabalho em rede sinaliza limitações à atuação, apontando para a necessidade de apoio matricial em saúde mental. Destaca-se a urgência de repensar as práticas em saúde de modo a (re)organizar a maneira como os serviços se estruturam, visando à composição de uma rede em saúde mental.

Descritores: Saúde Mental; Atenção Primária à Saúde; Assistência à Saúde; Cuidados de Enfermagem; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Ferreira Cortes, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf/UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: ferreiracortes@gmail.com.

Marlene Gomes Terra, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: martesm@hotmail.com.br.

Fábio Becker Pires, Universidade Federal de Santa Maria

Psicólogo, Mestre em Psicologia. Tutor e Preceptor do Programa de Residência Multiprofissional Integrada da UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: fabiobpires@yahoo.com.br.

Juliane Heinrich, Universidade Federal de Santa Maria

Terapeuta Ocupacional. Residente em Saúde Mental do PRMISPS/UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: juheinrich@hotmail.com.

Katiusci Lehnhard Machado

Psicóloga. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: klehnhard@yahoo.com.br.

Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Adjunta da UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: weiller2@hotmail.com.

Stela Maris de Mello Padoin, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: stelamaris_padoin@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/03/2014

Como Citar

1.
Cortes LF, Terra MG, Pires FB, Heinrich J, Machado KL, Weiller TH, Padoin SM de M. Atenção a usuários de álcool e outras drogas e os limites da composição de redes. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 18º de abril de 2024];16(1):84-92. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/20279

Edição

Seção

Artigo Original