EFEITOS DA PRÁTICA SISTEMÁTICA DO JUDÔ NO TEMPO DE REAÇÃO DE CRIANÇAS

Autores

  • Vanessa Ferreira Lima UNI-BH
  • Flávia Fernandes de Oliveira UNI_BH
  • Thiago Sinésio UNI_BH
  • Márcio Mário Vieira Universidade Federal de Minas Gerias

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.9998

Palavras-chave:

Tempo de Reação, Prática Sistemática, Crianças

Resumo

O presente estudo avaliou o efeito da prática sistemática no tempo de reação de crianças utilizando uma plataforma contendo recipientes enumerados de 1 a 3 a qual era ligada a um microcomputador. A tarefa consistia em transportar bolas de tênis em uma ordem pré-determinada, na maior velocidade possível. Interpretou-se o tempo de reação como o intervalo do estímulo ao início da tarefa. A amostra foi composta por 30 indivíduos divididos em três grupos (n=10), crianças, judocas e adultos. Foi encontrada diferença entre grupos determinando que crianças apresentaram pior desempenho que judocas (p=0,04) e  adultos (p=0,0002), e não houve diferença entre judocas e adultos (p=0,09). Os resultados indicam que a prática sistemática é benéfica para o tempo de reação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Mário Vieira, Universidade Federal de Minas Gerias

- Doutorando em Ciências do Esporte (Escola de Educação Física, Fisioterapia Ocupacional/ Universidade Federal de Minas Gerais – EEFFTO/UFMG)

- Grupo de estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora/ Universidade Federal de Minas Gerais - GEDAM/UFMG

- Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH

Downloads

Publicado

2011-05-26

Como Citar

LIMA, V. F.; OLIVEIRA, F. F. de; SINÉSIO, T.; VIEIRA, M. M. EFEITOS DA PRÁTICA SISTEMÁTICA DO JUDÔ NO TEMPO DE REAÇÃO DE CRIANÇAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i1.9998. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9998. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais