INFLUÊNCIA DA MUDANÇA DA COMISSÃO DE ARBITRAGEM NA CAPACIDADE FÍSICA DOS ÁRBITROS DE FUTEBOL DA CBF

Autores

  • Alberto Inácio da Silva UEPG
  • Edgardo Romero Frómeta ISCF Manuel Fajardo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.970

Palavras-chave:

árbitro de fútbol, aptitud física, test físico, FIFA

Resumo

Este estudo teve como objetivo determinar o nível de aptidão física dos árbitros profissionais depois da mudança na Comissão de Arbitragem da Federação Paranaense de Futebol (FPF) do Brasil. A amostra foi composta por 25 arbitros, do sexo masculino, sendo definido como critério de seleção, a participação do árbitro nos testes físicos de 2000 e 2004. A bateria de testes utilizada foi a estabelecida pela FIFA. A análise dos resultados mostrou que ao longo de quatro anos houve uma queda na capacidade aeróbica e anaeróbica, sendo esta redução atribuída a falta de seriedade da Comissão de Arbitragem no momento da aplicação dos testes, a retirada das aulas de condicionamento físico ofertado pela Associação dos Árbitros do Paraná e a ausência da prática de atividade física constante por parte dos árbitros.

PALAVRAS-CHAVE: árbitro de futebol – aptidão física – teste físico – FIFA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Inácio da Silva, UEPG

Graduado pela PUCPR - 1997; Especialização em Ciencia do Esporte, Medicina desportiva, PUCPR - 1998; Especialização em Treinamento Despotivo, UFPR - 1998; Especialização em Fisiologia, UFPR 2000, Prof. Ms. em Metodologia do Treinamento Desportivo, ISCF, Manuel Fajardo - Cuba, 2002; Doutorando em Fisiologia - UFPR; Prof. Assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR. Departamento de Educação Física; Lider do grupo de pesquisa arbitragem de futebol de campo; Autor do livro: Bases científicas e metodológicas para o treinamento do árbitro de futebol.

Edgardo Romero Frómeta, ISCF Manuel Fajardo

Profesor de Educación Física, ISCF, Manuel Fajardo - 1971, Cuba; Licenciado en Cultura Física, especialidad deportes, especialización de Atletismo, 1977 - ISCF, Manuel Fajardo, Cuba; Doctor en Ciencias de la Cultura Física, ISCF, Manuel Fajardo, 2001; Entrenador de Nivel II de la IAAF - 2003; Disertante Nivel I IAAF - 2003; Ha recibido 10 condecoraciones de instituciones cubanas, por el trabajo desplegado en el campo investigativo aplicado al deporte y por su trabajo como docente de la Educación Superior Cubana y del Instituto Nacional de Deportes, Educación Física y Recreación; En el 2002 recibió la Distinción Especial del Ministro de Educación Superior de Cuba por su trabajo en el campo investigativo y reconocimiento del presidente del Instituto Nacional de Deportes, Educación Física y Recreación de Cuba, por similar labor.

Downloads

Publicado

2007-09-13

Como Citar

DA SILVA, A. I.; FRÓMETA, E. R. INFLUÊNCIA DA MUDANÇA DA COMISSÃO DE ARBITRAGEM NA CAPACIDADE FÍSICA DOS ÁRBITROS DE FUTEBOL DA CBF. Pensar a Prática, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 1–14, 2007. DOI: 10.5216/rpp.v10i2.970. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/970. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais