A IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DAS ARTES MARCIAIS CHINESAS (WUSHU) NO BRASIL

Autores

  • Marcelo Moreira Antunes Centro Universitário da Cidade
  • Diego Luz Moura Centro Universitário da Cidade

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i3.9101

Palavras-chave:

Wushu, Kungfu, estilos de ensino.

Resumo

O estudo objetivou a identificação dos estilos de ensino de professores de wushu no Brasil. Foi construído um questionário baseado na teoria dos estilos de ensino de Mosston (1966). O instrumento foi respondido por 91 informantes presentes no XVII Campeonato Brasileiro de Kungfu/Wushu na cidade de Belo Horizonte em 2006. Os informantes eram originários de 16 diferentes estados brasileiros. Pretendeu-se identificar os estilos de ensino dos professores que, originariamente, ensinaram o wushu aos informantes do estudo. Os resultados apontaram uma predominância do estilo ‘Tarefa’ demonstrando uma concepção mais fechada por parte dos informantes. Essa tendência também se verificou nos professores dos informantes do estudo, porém de forma mais aguda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Moreira Antunes, Centro Universitário da Cidade

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário da Cidade, pós-graduação em docencia superior pela Universidade Gama Filho e mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Niteroi no Rio de Janeiro, docente e coordenador adjunto do curso de graduação em educação física do Centro Universitário da Cidade.

http://lattes.cnpq.br/4972698026123559

 

Diego Luz Moura, Centro Universitário da Cidade

Possui graduação em Educação Física(UniverCidade), Especialização em educação física e cultura (UGF), Especialização em Docência superior (UGF) e Mestrado em Educação física (UGF). É docente do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) e possui como principais áreas de interesse de pesquisa: os aspectos sócio-culturais da atividade física e do esporte e os aspectos pedagógicos do ensino da educação física. http://lattes.cnpq.br/072616346975049

 

Downloads

Publicado

2010-12-21

Como Citar

ANTUNES, M. M.; MOURA, D. L. A IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DAS ARTES MARCIAIS CHINESAS (WUSHU) NO BRASIL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 3, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v13i3.9101. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9101. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais