PERFIL MOTIVACIONAL PARA O TRABALHO DOS COLABORADORES DE FITNESS

Autores

  • Juarez Alves Neves Jr. Instituto Federal de Rondônia
  • Maria Berenice Alho da Costa Tourinho Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.8468

Palavras-chave:

Motivação para o trabalho, Perfil motivacional, Organizações de fitness.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar o perfil motivacional para o trabalho dos professores das empresas de fitness de Porto Velho-RO. Foi utilizado o Questionário de Motivação para o Trabalho (QMT), de Toro (1992), nas três dimensões: Condições Motivacionais Internas (CMI), Meios Preferidos para obter Retribuições desejadas no trabalho (MPR) e Condições Motivacionais Externas (CME). A amostra foi aleatória de 54 colaboradores, em 13 empresas. Segundo os dados, a motivação para o trabalho do profissional de fitness é caracterizada pela busca de Reconhecimento, Aceitação de Normas e Valores, e Salário. Com a identificação do perfil motivacional para o trabalho, as empresas de fitness podem desenvolver estratégias para que os profissionais sintam-se mais motivados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juarez Alves Neves Jr., Instituto Federal de Rondônia

Professor Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia, possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1997), e especialização em Fisiologia do Exercício pela FMU - SP. Atua principalmente nas seguintes áreas: saúde coletiva, personal trainer, composição corporal, fitness, administração esportiva e treinamento físico. Professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Ministra treinamentos nas áreas de RH e marketing da Academia ATHLETICS de Porto Velho - RO.

Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1981), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Psicologia Social e do Trabalho - Universidad de La Habana (2002). Atualmente é professor adjunto iv da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, instituição, educação, análise conceitual e legislação.

Downloads

Publicado

2011-05-27

Como Citar

NEVES JR., J. A.; TOURINHO, M. B. A. da C. PERFIL MOTIVACIONAL PARA O TRABALHO DOS COLABORADORES DE FITNESS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i1.8468. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/8468. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais