PRÁTICAS CORPORAIS EM CENA NA SAÚDE MENTAL: POTENCIALIDADES DE UMA OFICINA DE FUTEBOL EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE PORTO ALEGRE

Autores

  • Leonardo Trápaga Abib UFRGS
  • Alex Branco Fraga UFRGS
  • Felipe Wachs UFRGS
  • Cleni Terezinha de Paula Alves Hospital de Clínicas de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i2.7934

Palavras-chave:

Centro de Atenção Psicossocial. Educação Física. Saúde mental.

Resumo

A educação física vem emergindo no campo da saúde mental com o intuito de contribuir no processo terapêutico de usuários de serviços de saúde mental, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Neste trabalho nosso objetivo foi analisar quais os significados que os usuários de um CAPS, localizado em Porto Alegre/RS, atribuíam à oficina de futebol que ali ocorria. A pesquisa é de cunho qualitativo e se inspira na perspectiva etnográfica. Um dos fatos que emergiram da oficina de futebol, e que mereceu maior atenção para análise, foi a participação ativa dos usuários em muitos momentos da oficina. Essa maior participação possibilitou aos participantes momentos interessantes de protagonismo, pouco vividos por eles em suas trajetórias de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Trápaga Abib, UFRGS

Possui graduação em Educação Física Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é pesquisador voluntário da UFRGS e Residente em Saúde Mental e Coletiva do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental e Coletiva, da Faculdade de Educação da UFRGS.

Alex Branco Fraga, UFRGS

Professor Doutor do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano também da UFRGS.

Felipe Wachs, UFRGS

Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor do curso de Educação Física da UFRGS e doutorando do Programa de Pós-Graduacção em Ciências do Movimento Humano (UFRGS).

Cleni Terezinha de Paula Alves, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Professora de Educação Física do CAPS II/Adulto do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Especialista em Pedagogias do Corpo e da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2010-09-01

Como Citar

ABIB, L. T.; FRAGA, A. B.; WACHS, F.; ALVES, C. T. de P. PRÁTICAS CORPORAIS EM CENA NA SAÚDE MENTAL: POTENCIALIDADES DE UMA OFICINA DE FUTEBOL EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE PORTO ALEGRE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 2, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v13i2.7934. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/7934. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais