PEDAGOGIA DO ESPORTE E INICIAÇÃO ESPORTIVA TARDIA: PERSPECTIVAS A PARTIR DA MODALIDADE BASQUETEBOL

Rogério Matos Pimentel Silva, Larissa Rafaela Galatti, Roberto Rodrigues Paes

Resumo


O estudo sinaliza para um tratamento pedagógico à iniciação esportiva na idade adulta, processo denominado como iniciação esportiva tardia, tendo por eixo a modalidade basquetebol. Para tal, a partir de revisão bibliográfica, foi estruturada uma base teórica sobre o tema, ainda pouco abordado no contexto da educação física e esporte, a fim de delimitar o tema em diferentes frentes: (1) pedagogia do esporte, (2) teoria dos jogos esportivos coletivos, (3) desenvolvimento motor e (4) processo de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do basquetebol. Com isso, objetiva-se contribuir para o crescimento de pesquisas relacionadas à iniciação esportiva tardia e com a prática da mesma na modalidade basquetebol.


Palavras-chave


Pedagogia do Esporte; Iniciação Esportiva Tardia; Jogos Esportivos Coletivos; Basquetebol.

Texto completo: PDF PDF (English)

A Revista Pensar a Prática é indexada por:
Directory of Open Access Journals
LATINDEX
LILACS
Open Access Scholarly Information System
Open Archives Harvester
Portal de Periódicos da CAPES
Sport Discus
Sport Information Resource Centre

Realização:

Logotipo do IBICT
Creative Commons License Bookmark and Share
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br.

 



Visitantes: contador de visitas