O LOCAL DA DIFERENÇA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Ivan Marcelo Gomes UFES
  • Felipe Quintão de Almeida UFSC
  • Valter Bracht UFES

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.6772

Palavras-chave:

Educação Física, Práticas Inclusivas, Exclusão/Inclusão.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o binômio exclusão/inclusão na sociedade moderna e discute as implicações e conseqüências do mesmo para as práticas pedagógicas no âmbito da educação física. Para isso, adota-se a sociologia de Zygmunt Bauman como eixo norteador da análise. Conclui-se o estudo com algumas ambigüidades e desafios para as práticas inclusivas na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Ivan Marcelo Gomes, UFES

Doutor em Ciências Humanas pela UFSC.

Professor Adjunto do CEFD/UFES.

possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor efetivo do Centro de Educação Física e Desportos na Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, educação, sociologia, educação física e reflexividade.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/5874951331253226

Endereço para correspondência:

Rua Carijós, 140 - apto 304

Edifício Bari

Jardim da Penha

Vitória/ES

cep: 29060-720

Felipe Quintão de Almeida, UFSC

Doutor em Educação pela UFSC.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Doutorado em Educação pela mesma instituição (2009). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase nas discussões concernentes às suas atividades epistemológicas. Compõe a equipe editorial da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e a comissão científica do Grupo de Trabalho Temático Epistemologia, ambos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Entre outros trabalhos, destaca-se a co-autoria do livro Emancipação e diferença na educação: uma leitura com Bauman (São Paulo: Autores Associados, 2006) e Bauman e educação (Belho Horizonte: Autêntica, 2009).

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Valter Bracht, UFES

Doutor pela Universidade de Oldenburg / Alemanha.

Professor Titular do CEFD/UFES.

possui doutorado - Universität Oldenburg (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Laboratório de Estudos em Educação Física do CEFD. Foi presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (1991/93 e 1993/95). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao fisica escolar, formação continuada de professores, educacao e epistemologia.

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http://lattes.cnpq.br/3097115385391111

Publicado

2009-10-08

Como Citar

GOMES, I. M.; ALMEIDA, F. Q. de; BRACHT, V. O LOCAL DA DIFERENÇA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v13i1.6772. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6772. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios