AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO HANDEBOL POR JOVENS ENTRE 11 E 14 ANOS A PARTIR DO MÉTODO SITUACIONAL

Autores

  • Giuliano Salera Ricci FEF/UNICAMP
  • Heloisa Helena Baldy dos Reis FEF/UNICAMP
  • Rafael Pombo Menezes FEF/UNICAMP
  • Clodoaldo José Dechechi Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos
  • Cintia Ramari FEF/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.6673

Palavras-chave:

jogos esportivos coletivos – handebol – método situacional

Resumo

O ensino a partir do método situacional não tem como objetivo a maestria técnica e sim o entendimento da tática do jogo coletivo, fazendo com que os jogadores se habituem às situações-problema, percebam que há diversas formas de solucioná-las e selecionem a resposta mais adequada. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar as influências do método situacional no ensino das capacidades técnicas e táticas do handebol utilizando-se dos testes propostos em Greco (1995) e também a partir dos níveis de jogo propostos por Garganta (1995). Após a aplicação de um programa de ensino-aprendizagem-treinamento de 32 sessões, observou-se uma melhoria da capacidade tática dos jogadores e a manutenção de sua capacidade técnica, o que demonstra a eficácia do método para o aprendizado tático do jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giuliano Salera Ricci, FEF/UNICAMP

Bacharel em Educação Física pela Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de CAmpinas (UNICAMP) e membro do Grupo de estudos e pesquisas em Handebol (GEHAND).

Heloisa Helena Baldy dos Reis, FEF/UNICAMP

Docente da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de CAmpinas (UNICAMP) e coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas em Handebol (GEHAND).

Rafael Pombo Menezes, FEF/UNICAMP

Doutorando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de CAmpinas (UNICAMP) e membro do Grupo de estudos e pesquisas em Handebol (GEHAND).

Clodoaldo José Dechechi, Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos

Mestre pela Faculdade de Educaçao Física da Unicamp. Docente da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos e membro do Grupo de estudos e pesquisas em Handebol (GEHAND).

Cintia Ramari, FEF/UNICAMP

Licenciada em Educação Física pela Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de CAmpinas (UNICAMP) e membro do Grupo de estudos e pesquisas em Handebol (GEHAND).

Downloads

Publicado

2011-06-03

Como Citar

RICCI, G. S.; REIS, H. H. B. dos; MENEZES, R. P.; DECHECHI, C. J.; RAMARI, C. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO HANDEBOL POR JOVENS ENTRE 11 E 14 ANOS A PARTIR DO MÉTODO SITUACIONAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i1.6673. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6673. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais