MULTIDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA E SUAS COLABORAÇÕES MÚTUAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ESCOLARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Carlos Magno Monteiro da Silva Universidade Castelo Branco
  • Alessandro Jesus do Carmo Universidade Castelo Branco
  • Anderson Pontes Morales Universidade Castelo Branco
  • Vernon Furtado da Silva Universidade Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.6433

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Educação Física, Matemática

Resumo

Este artigo resulta de um estudo qualitativo e quantitativo envolvendo um trabalho de campo com crianças alunas de uma escola da Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde foram utilizados os resultados da avaliação acadêmica de Matemática e aplicados os testes da Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca, buscando-se verificar, através destes, quais atividades motoras estão mais relacionadas com aspectos cognitivos de alta demanda da referida bateria, relacionando-se estas com o aprendizado de matemática. Este artigo propõe-se a verificar uma probabilística interação entre os conteúdos de aprendizagem hábil-motriz e a matemática. Os resultados definidos por instrumentais estatísticos mostraram a existência desta relação em crianças em nível da quinta,mas não nas da segunda série.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Magno Monteiro da Silva, Universidade Castelo Branco

Mestrando em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco / RJ

Licenciado em Eletrônica Industrial pela FABES/RJ, Técnólogo em sistema de Informação pela FSJ/RJ, Licenciado Pleno em Física pela UniMSB/RJ e Engenheiro Eletricista e de Telecomunicações pela Universidade da Cidade do Rio de Janeiro. Possui Especialização Lato-sensu em Informatica Aplicada a Educação pela UCB/RJ, MBA em Gestão Empresarial pela FAMA/RJ e atualmente está em fase de defesa de Tese do Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela UCB/RJ. É Engenheiro Especialista em Satélites da Empresa Embratel, Professor de cursos de Pós-graduação nas áreas de Engenharia e Aviação e Professor de cursos técnicos nas á reas de Mecânica e Eletrotécnica.

Alessandro Jesus do Carmo, Universidade Castelo Branco

Mestrando em Ciência da Motricidade Humana - Universidade Castelo Branco/RJ

Lincenciado em Educação Física - Universidade Castelo Branco/RJ. Possui especialização em Docência Superior - ISEP/RJ. Atualmente é docente da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, da Universidade Unigranrio e da Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Católica de Petrópolis.

Anderson Pontes Morales, Universidade Castelo Branco

Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco / RJ

Anderson P ontes Morales é Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira UNIVERSO/RJ, Professor da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (secretaria municipal de educação), Professor pela Prefeitura Municipal de Macaé (secretaria municipal de esporte e lazer), Professor pelos Institutos Superiores de Ensino do Censa (ISECENSA/CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ).
Possui Especialização Lato-senso em Biomecânica do Movimento pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro)/RJ.
Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco / RJ

Vernon Furtado da Silva, Universidade Castelo Branco

Doutor em Desenvolvimento Motor e Aprendizagem Motora - University of Maryland / USA

Professor titular, coordenador do Laboratório de Neuromotricidade e Performance Motora e do Grupo de Pesquisa em Aprendizagem Neural (CNPq)

Downloads

Publicado

2009-08-26

Como Citar

DA SILVA, C. M. M.; DO CARMO, A. J.; MORALES, A. P.; DA SILVA, V. F. MULTIDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA E SUAS COLABORAÇÕES MÚTUAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ESCOLARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 2, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.6433. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6433. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais