ESTILOS DE ENSINO E A INICIAÇÃO DA CAPOEIRA PARA CRIANÇAS DE 7 A 10 ANOS DE IDADE

Autores

  • Vinícius Heine USP
  • Michele Viviene Carbinatto USP
  • Myrian Nunomura USP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.5174

Palavras-chave:

Capoeira, Estilos de Ensino, Infância

Resumo

O presente estudo é uma revisão crítica de literatura cujo objetivo é analisar a aplicabilidade do espectro de estilos de ensino proposto originalmente por Muska Mosston no processo de iniciação da Capoeira para crianças de 7 a 10 anos de idade. Desta forma, procura-se ampliar a base teórica que orienta os profissionais que estão à frente desse processo. Verificou-se que os principais estilos de ensino – comando, tarefa, recíproco, individualizado, descoberta orientada e solução de problemas – são aplicáveis ao processo de ensino-aprendizagem da iniciação à Capoeira e que oferecem elementos consistentes para a orientação da prática de ensino dos professores que atuam com essa atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Heine, USP

Professor do CEPEUSP- Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo

Michele Viviene Carbinatto, USP

Professora Mestre da Faculdade de Vinhedo. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Pedagogia do Movimento Humano EEFE/USP

Myrian Nunomura, USP

Professora Doutora da EEFEUSP- Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2009-04-22

Como Citar

HEINE, V.; CARBINATTO, M. V.; NUNOMURA, M. ESTILOS DE ENSINO E A INICIAÇÃO DA CAPOEIRA PARA CRIANÇAS DE 7 A 10 ANOS DE IDADE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i1.5174. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/5174. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios