E SE IVAN ILITCH FIZESSE ATIVIDADE FÍSICA?: REFLEXÕES SOBRE TORMENTOS MODERNOS

Autores

  • Ivan Marcelo Gomes UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.4888

Palavras-chave:

risco, consumo, saúde.

Resumo

Focaliza imperativos vinculados aos estilos de vida saudáveis e como estes se articulam com a sociedade contemporânea. Outros elementos destacados na análise foram as estratégias utilizadas pelo campo médico para tornar os indivíduos saudáveis. Buscou-se caracterizar tais estratégias em dois momentos: um primeiro descrito a partir de preocupações sociais com a ordem produtiva e um segundo conectado com a exacerbação dos riscos e da lógica de consumo que são potencializadores das formas de normatização social e responsabilização individual. As reflexões indicam que os conselhos médicos assumem o papel da razão e da moral em prol da vida saudável como atestam os combates às situações sociais caracterizadas como ambivalentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Marcelo Gomes, UNIOESTE

Doutor em Ciências Humanas / UFSC

Mestre em Sociologia / UFPE

Graduado e Especialista em Educação Física / UEM

Professor efetivo do Centro de Educação, Cultura e Artes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (CECA/UNIOESTE) / Campus Cascavel

Downloads

Publicado

2009-04-22

Como Citar

GOMES, I. M. E SE IVAN ILITCH FIZESSE ATIVIDADE FÍSICA?: REFLEXÕES SOBRE TORMENTOS MODERNOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i1.4888. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/4888. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios